SóProvas


ID
3729625
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Navegantes - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Por que alguns especialistas defendem que é incorreto
dizer que alguém é inteligente 

     Se você já falou que alguém é inteligente, talvez devesse parar e pensar o que realmente quis dizer com isso – não por associar esse adjetivo a uma pessoa específica, mas pelo próprio conceito de inteligência em si. É um mito acreditar que a inteligência é algo único e universal, explicam especialistas no tema. Há muitas maneiras de compreendê-la e defini-la, e estudiosos inclusive defendem que a frase “tal pessoa é inteligente” deve ser aposentada.
     Mas, afinal, o que é inteligência? Os especialistas em Psicologia não estão todos de acordo com os significados que constam no dicionário, como “destreza mental” ou “faculdade de compreender”. “Os conceitos criados são tentativas de explicar e organizar um grupo complexo de fenômenos. Mas nenhum responde ___ todas as perguntas importantes ou tem um caráter universal”, destaca a Associação Americana de Psicologia.
     “De fato, quando se pediu a uma dezena de teóricos que definissem inteligência, eles deram duas dezenas de definições diferentes”. A psicóloga Susana Urbina, que participou desse estudo, diz que “havia um anseio para definir a inteligência como um conceito que todos entendessem. Talvez, no século passado, isso tenha sido possível. Hoje, não é mais assim. Não é um conceito simples”, diz ela.
     “Infelizmente, nós psicólogos fomos os culpados por termos criado testes de inteligência”, reconhece Urbina, professora da Universidade do Norte da Flórida, nos Estados Unidos. Ela diz que estes testes não são determinantes: “Na verdade, são testes que estimam os diferentes tipos de habilidades que as pessoas têm”.
     Além disso, Urbina defende que há conceitos diferentes sobre o que é sucesso. “Em nossa sociedade, valoriza-se muito a riqueza e a inteligência, no sentido de que a acumulação de títulos universitários e postos de trabalho importantes significa que você é inteligente”, diz.
     Ambos os especialistas concordam que a inteligência racional e lógica medida pelos testes não é importante na vida. “Ela ajuda em pouquíssimas coisas. Mas as inteligências que o ajudam no mundo concreto, cotidiano, prático, para resolver problemas do dia ___ dia, são decisivas”, opina De Zubiría. Para Urbina, “a compaixão, a compreensão, a ternura e a honestidade são valores que podemos colocar ___ frente da inteligência. Não quero dizer que a inteligência ou os testes não têm valor, mas não devemos supervalorizálos”.

http://www.bbc.com/... - adaptado.

Quanto ao emprego de “Por que” (separado e sem acento) no título do texto, pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    ✓ Por que alguns especialistas defendem que é incorreto dizer que alguém é inteligente

    ➥ Temos a preposição "por" + pronome interrogativo "que" (=po qual motivo). Faz parte de uma frase interrogativa indireta (=Interrogativa: o enunciado apresenta um questionamento direto ou indireto; termina em ponto de interrogação (?) se a indagação for direta; em ponto, se for indireta). 

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • ☆ Resumindo o uso dos Porquês:

    • podemos afirmar que “por que”, separado sem acento, é usado em frases interrogativas, diretas ou indiretas (com ou sem ponto de interrogação), ou quando equivale a pelo qual, pela qual (nesse caso, o que será pronome relativo).

    Ex:

    - Por que chegas sempre atrasado? (Interrogativa direta)

    - As dificuldades por que passamos são muitas. Por que=pelas quais.

    - Não sabemos por que ele sai tão cedo. Interrogativa indireta.

    • Se vier em final de período, sendo pronunciado, portanto, com tonicidade, será separado e com acento (“por quê”).

    Ex: Você saiu por quê?

    • O uso do “porque”, junto sem acento, se dá quando se introduz uma explicação ou causa da oração anterior (= conjunção explicativa ou causal).

    Ex: Faltei porque estava com febre. Porque=conjunção (causal). Pelo fato de estar com febre(causa),Faltei à aula(consequência)

    • Já o “porquê”, junto com acento, é substantivo, vem determinado (antecedido de artigo ou de qualquer outro determinante).

    Fonte: Gramática Comentada,Adriana Figueiredo.

  • Assertiva A

    Está correto, pois está inserido em uma oração interrogativa indireta.

  • No final das contas..são dois usos que vc precisa ter em mente:

    1) Preposição por + pronome relativo - equivalendo a "por qual motivo".

    2) Equivalendo por "pelo (s) qual (ais)".

    As ruas por que passei eram escuras.

    As ruas pelas quais passei eram escuras

  • A questão é sobre o uso dos porquês e quer que analisemos o título "Por que alguns especialistas defendem que é incorreto dizer que alguém é inteligente" . Vejamos:

     .

    A) Está correto, pois está inserido em uma oração interrogativa indireta.

    Certo. Nesse caso "por que" equivale a "por qual motivo / razão".

    Por que: equivale a “por qual razão/motivo” ou “pelo qual” (e variações). Ex.: Por que você não resolve mais questões? / A rua por que passamos estava cheia de buracos.

    Frases interrogativas diretas são aquelas que começam por palavra interrogativa e terminam com um ponto de interrogação. Ex.: Que dia será a prova da PF?

    Frases interrogativas indiretas supõem a indagação, mas não começam com palavra interrogativa e terminam com ponto final. Ex.: Gostaria de saber que dia será a prova da PF.

     .

    B) Está correto, pois se trata de uma conjunção causal ou explicativa.

    Errado. Essa afirmação refere-se ao "porque".

    Porque: conjunção com valor de “pois”, “uma vez que”... É utilizado em respostas. Ex.: Não fiz a prova porque não me senti preparada. 

     .

    C) Está correto, pois se trata da preposição por + o pronome relativo que, valendo por pelo qual.

    Errado. A preposição por + o pronome relativo que possui o significado de “pelo qual”. No entanto, usar "pelo qual" no título não estaria correto.

     .

    D) Está incorreto, pois se trata de substantivo, sinônimo de razão, motivo. O correto seria “Porquê”.

    Errado. Essa afirmação refere-se ao "porquê", mas não o certo para usar no título.

    Porquê: substantivo com significado de “motivo”, “razão”. Vem acompanhado de determinante: artigo, pronome, adjetivo ou numeral. Ex.: Gostaria de saber o porquê dessa resposta.

     .

    Gabarito: Letra A

  • Vi uma outra questão dessa banca bem semelhante com o mesmo gabarito e tinha colegas aqui dizendo que não era indireta porque não alterou a ordem da frase para ser indireta. Eles comentaram que é como se tivesse faltado o ponto de interrogação para ser direta e na indireta teria que reescrever. O que acham?