A) A despesa correspondente ao valor da provisão jamais pode ser computada no resultado do exercício em que foi registrada.
A despesa correspondente ao valor da provisão é incorrida no momento de sua constituição, sendo, assim, computada no resultado do exercício em que foi registrada.
Lançamento na constituição:
D - Despesas com provisões
C - Provisão
B) A escrituração das provisões de despesas resulta da adoção do regime de caixa.
Resulta da adoção do regime de competência.
C) A provisão para o 13º salário deve ser contabilizada todo mês à razão de 1/12 avos do valor da remuneração a que os empregados fazem jus.
Correto.
D) No lançamento da provisão mensal de uma despesa, credita-se uma conta de despesa e debita-se, em contrapartida, uma do passivo.
Debita-se uma conta de despesa e, em contrapartida, credita-se uma conta de provisão, integrante do passivo, correspondente.
E) Quando do pagamento de um valor provisionado, credita-se a conta do passivo em que a provisão estava registrada, debitando-se, em contrapartida, a conta de onde saiu o dinheiro (caixa, por exemplo).
No pagamento de valor provisionado, debita-se a conta de provisão e, em contrapartida, credita-se a conta da qual saiu o dinheiro.
Lançamento no pagamento:
D - Provisão
C - Caixa/Bancos
Gabarito: letra C.