SóProvas


ID
3732514
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Rio das Antas - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Sobre coesão e coerência, avalie as afirmativas feitas.


1. Nas frases: “O relatório que fiz foi aprovado” e “A professora olhou-o e disse: querido aluno, sua redação foi excelente”, as palavras sublinhas fazem a coesão textual pelo mecanismo de coesão referencial, especificamente anáfora e catáfora, respectivamente.

2. Na frase: “O aluno estudou muito e porém foi reprovado na prova” as conjunções sublinhadas conferem a correta coesão entre as frases: a primeira adiciona as orações e a segunda traz sentido de adversidade entre os enunciados. Ambas se completam.

3. É coerente o seguinte período: “Entreguei o relatório hoje, embora eu esteja ainda fazendo alguns ajustes finais”.

4. Há coesão porém não há coerência no seguinte período: “Pipoca, rapadura, milho verde, quentão, pinhão... tudo pronto para a festa de réveillon que se aproxima”.

5. Na frase: “Porque ficasse nervosa, sempre se saía bem” a coesão foi corretamente estabelecida pela conjunção causal.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    1. Nas frases: “O relatório que fiz foi aprovado” e “A professora olhou-o e disse: querido aluno, sua redação foi excelente”, as palavras sublinhas fazem a coesão textual pelo mecanismo de coesão referencial, especificamente anáfora e catáfora, respectivamente → CORRETO. O pronome relativo refere-se a algo mencionado anteriormente, retoma o substantivo "relatório" (=valor anafórico) e o pronome oblíquo átono "o" está se referindo a um termo que vem a seguir (=querido aluno; valor catafórico). 

    2. Na frase: “O aluno estudou muito e porém foi reprovado na prova” as conjunções sublinhadas conferem a correta coesão entre as frases: a primeira adiciona as orações e a segunda traz sentido de adversidade entre os enunciados. Ambas se completam → INCORRETO. O correto seria usar somente a conjunção coordenativa adversativa "porém" e não a aditiva.

    3. É coerente o seguinte período: “Entreguei o relatório hoje, embora eu esteja ainda fazendo alguns ajustes finais” → INCORRETO. Como ele entregou o relatório e continua fazendo correções? FRASE INCOERENTE, SEM LÓGICA.

    4. Há coesão porém não há coerência no seguinte período: “Pipoca, rapadura, milho verde, quentão, pinhão... tudo pronto para a festa de réveillon que se aproxima” → CORRETO. Visto que a enumeração de itens referem-se à festa junina e não ao réveillon.

    5. Na frase: “Porque ficasse nervosa, sempre se saía bem” a coesão foi corretamente estabelecida pela conjunção causal → INCORRETO. O correto seria o uso de uma conjunção subordinativa concessiva (=mesmo que ficasse nervosa).

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • pois é eu também