SóProvas


ID
3734425
Banca
FUNRIO
Órgão
Câmara de São João de Meriti - RJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO

LUTAS E CONQUISTAS FEMININAS

Os movimentos feministas influenciaram diversas conquistas importantes para a luta das mulheres pela igualdade de direitos e oportunidades. Nesse sentido, um campo de atuação muito significativo é o combate à violência contra a mulher, em que duas leis merecem destaque: a Lei Maria da Penha, de 2006, que elevou o rigor das penas para crimes contra cônjuges; e a Lei do Feminicídio, de 2015. O feminicídio pode ser entendido como:

[...] as agressões cometidas contra uma pessoa do sexo feminino no âmbito familiar da vítima que, de forma intencional, causam lesões ou agravos à saúde que levam a sua morte. (Mapa da Violência 2015, JulioJacoboWaiselfisz)

A existência de leis específicas para crimes contra mulheres expressa uma reação da sociedade brasileira à violência sofrida por muitas mulheres. Essa violência é bastante grave no país: em 2013, 4762 mulheres foram assassinadas.

“[...] as agressões cometidas contra uma pessoa do sexo feminino no âmbito familiar da vítima que, de forma intencional, causam lesões ou agravos à saúde que levam a sua morte”.

O pronome relativo sublinhado tem por antecedente:

Alternativas
Comentários
  • “[...] as agressões cometidas contra uma pessoa do sexo feminino no âmbito familiar da vítima que, de forma intencional, causam lesões ou agravos à saúde que levam a sua morte”.

    O pronome relativo que retoma o substantivo agressões e exerce a função sintática de sujeito do verbo causar.

    GABARITO. A

  • Gabarito: A

     “[...] as agressões cometidas contra uma pessoa do sexo feminino no âmbito familiar da vítima que, de forma intencional, causam lesões ou agravos à saúde que levam a sua morte”.

    ➥ O pronome relativo em destaque equivale a "as quais" e retoma o substantivo "agressões" (=agessões que causam lesões ou agravos à saúde). 

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!