SóProvas


ID
3734947
Banca
FAPEC
Órgão
UFMS
Ano
2020
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A Demonstração das Variações Patrimoniais é uma Demonstração Contábil Aplicada ao Setor Público que:

Alternativas
Comentários
  • Conforme o MCASP 8ª:

    Resolução: Quanto a DVP, temos:

    a. apresenta um indicador de desempenho, assim como o lucro/prejuízo na Demonstração do Resultado do Exercício.

    Errado: "a DVP tem função semelhante à DRE do setor privado. Contudo, a DRE apura o resultado em termos de lucro ou prejuízo, como um dos principais indicadores de desempenho da entidade. Já no setor público, o resultado patrimonial não é um indicador de desempenho, mas um medidor do quanto o serviço público ofertado promoveu alterações quantitativas dos elementos patrimoniais". 

    b. proporciona uma análise de como o Patrimônio Público foi alterado quantitativamente pelas políticas adotadas.

    Certo: "no setor público, o resultado patrimonial é um medidor do quanto o serviço público ofertado promoveu alterações quantitativas dos elementos patrimoniais"

    c. é elaborada com contas de todas as classes da Natureza de Informação Patrimonial.

    Errado: as classes patrimoniais são (1. Ativo, 2. Passivo, 3. Variações Patrimoniais Diminutivas e 4. Variações Patrimoniais Aumentativas). Mas a DVP será elaborada utilizando-se apenas as classes 3 (variações patrimoniais diminutivas) e 4 (variações patrimoniais aumentativas) do PCASP. 

    d. representa o confronto das receitas e das despesas, tanto sob o enfoque patrimonial quanto sob o enfoque orçamentário.

    Errado: a DVP se baseia no regime contábil (patrimonial). Não consta o regime orçamentário por si só.

    e. evidenciará a evolução de todas as contas do patrimônio líquido da entidade.

    Errado: o exposto é evidenciado pela DMPL.

    Gabarito: B.

  • Gab. B

    A Demonstração das Variações Patrimoniais (DVP) evidenciará as alterações verificadas no patrimônio, resultantes ou independentes da execução orçamentária, e indicará o resultado patrimonial do exercício.

    O resultado patrimonial do período é apurado na DVP pelo confronto entre as variações patrimoniais quantitativas aumentativas e diminutivas. O valor apurado passa a compor o saldo patrimonial do Balanço Patrimonial (BP) do exercício.

    [...]

    A DVP permite a análise de como as políticas adotadas provocaram alterações no patrimônio público, considerando-se a finalidade de atender às demandas da sociedade.

    MCASP 8ª edição

  • LETRA B

    a. apresenta um indicador de desempenho, assim como o lucro/prejuízo na Demonstração do Resultado do Exercício.

    Errado: "a DVP tem função semelhante à DRE do setor privado. Contudo, a DRE apura o resultado em termos de lucro ou prejuízo, como um dos principais indicadores de desempenho da entidade. Já no setor público, o resultado patrimonial não é um indicador de desempenho, mas um medidor do quanto o serviço público ofertado promoveu alterações quantitativas dos elementos patrimoniais". 

    b. proporciona uma análise de como o Patrimônio Público foi alterado quantitativamente pelas políticas adotadas.

    Certo: "no setor público, o resultado patrimonial é um medidor do quanto o serviço público ofertado promoveu alterações quantitativas dos elementos patrimoniais"

    c. é elaborada com contas de todas as classes da Natureza de Informação Patrimonial.

    Errado: as classes patrimoniais são (1. Ativo, 2. Passivo, 3. Variações Patrimoniais Diminutivas e 4. Variações Patrimoniais Aumentativas). Mas a DVP será elaborada utilizando-se apenas as classes 3 (variações patrimoniais diminutivas) e 4 (variações patrimoniais aumentativas) do PCASP. 

    d. representa o confronto das receitas e das despesas, tanto sob o enfoque patrimonial quanto sob o enfoque orçamentário.

    Errado: a DVP se baseia no regime contábil (patrimonial). Não consta o regime orçamentário por si só.

    e. evidenciará a evolução de todas as contas do patrimônio líquido da entidade.

    Errado: o exposto é evidenciado pela DMPL.

    Prof. QC