Gabarito (A)
Onde estamos? A questão está cobrando as atividades de descrição do arquivo permanente. Há várias ferramentas (cobradas pela questão) que servem para pesquisas de tal arquivo permanente (porém, não se limita a utilização à fase permanente, podendo ser usada a atividade de descrição em outras fases).
Catálogo e repertório são dois conceitos parecidos, destaquei as semelhanças em azul e verde, já as diferenças em vermelho.
Catálogo: Instrumento de pesquisa elaborado segundo um critério temático, cronológico, onomástico ou geográfico, incluindo todos os documentos, pertencentes a um ou mais fundos, descritos de forma sumária ou pormenorizada. Sua finalidade é agrupar os documentos que versem sobre um mesmo assunto, ou que tenham sido produzidos num dado período de tempo, ou que digam respeito a determinada pessoa, ou a lugares específicos existentes num ou mais fundos. Segundo Bellotto, catálogo é o instrumento de pesquisa que descreve unitariamente (os arquivos são descritos um a um) as peças documentais de uma série ou mais séries, ou ainda de um conjunto de documentos, respeitada ou não a ordem da classificação.
Repertório ou catálogo seletivo: Descreve pormenorizadamente documentos previamente selecionados, pertencentes a um ou mais fundos, segundo um critério temático, cronológico, onomástico ou geográfico.
=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=
Agora, vamos analisar os outros dois, que também são bem cobrados.
Índice: Lista sistemática e minuciosa das partes integrantes do conteúdo dos documentos, ordenada de forma a indicar a sua localização, elaborada mediante a utilização de vocabulários controlados e tesauros, tendo como objetivo permitir ao leitor a rápida e eficiente localização do contextos onde se encontram as palavras chaves indexadas, apontando nomes, lugares ou assuntos em ordem alfabética e remetendo o leitor às respectivas notações de localização.
Inventário Instrumento de pesquisa que descreve, sumária ou analiticamente, as unidades de arquivamento de um fundo ou parte dele, cuja apresentação obedece a uma ordenação lógica que poderá refletir ou não a disposição física dos documentos. Se divide em sumário e analítico:
· Inventário Sumário: Instrumento no qual as unidades de arquivamento de um fundo ou de uma de suas divisões são identificadas e descritas sucintamente. Sua finalidade é descrever a composição do fundo - ou parte dele - e ao mesmo tempo prover o arquivo de um instrumento preliminar de busca para cada fundo.
· Inventário Analítico: Instrumento de pesquisa no qual as unidades de arquivamento de um fundo ou de uma de suas divisões são identificadas e descrias pormenorizadamente. Sua finalidade é propiciar ao usuário um conhecimento individualizado das unidades de arquivamento, através da descrição minuciosa de seu conteúdo, aconselhável aos especialistas.
Visualizou algum erro? Notifique-me =)