INSTRUMENTOS DE PESQUISA DOS ARQUIVOS PERMANENTES SEGUNDO PAES
GUIA - Serve para orientar os usuários no conhecimento e utilização dos fundos integrantes do acervo de um arquivo permanente. É o mais abrangente dos instrumentos de pesquisa, pois utiliza uma linguagem simples, capaz de atingir pessoas com os mais variados interesses. O guia dá ao pesquisador uma visão de conjunto dos serviços arquivísticos. Na hierarquia dos instrumentos de pesquisa, o guia se sobrepõe aos demais, devendo ser o 1o instrumento a ser elaborado, por ser o único genérico e globalizante (considerado geral). Os outros instrumentos são parciais.
GUIA ----> genérico, global.
INVENTÁRIO - As unidades de arquivamento de um fundo ou de uma de suas divisões são identificadas e descritas de forma sucinta (sumário) ou pormenorizada (analítico). O inventário descreve a composição do fundo ou parte dele. O sumário é de suma importância e deve ser o 1o instrumento (dos parciais) a ser criado para os fundos dos arquivos públicos e privados. O analítico exige pleno conhecimento do tema a ser descrito.
INVENTÁRIO---> detalhado, específico, minucioso.
CATÁLOGO - Criado segundo um critério temático, cronológico, onomástico ou geográfico, descreve unitáriamente os documentos pertencentes a um ou mais fundos, de forma resumida ou analítica. respeitando ou não a ordem da classificação.
CATÁLOGO ---> temático, unitário.