SóProvas


ID
3739972
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Major Isidoro - AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:
I. A auditoria não deve ser realizada em conformidade com o princípio da moralidade.
II. A administração pública direta é impedida de seguir os princípios de legalidade e impessoalidade.
III. A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 veda a aplicação vinculada dos recursos provenientes de empréstimo compulsório à despesa que fundamentou sua instituição.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GAB. A

    Art, 148 CF 88

    Parágrafo único. A aplicação dos recursos provenientes de empréstimo compulsório será vinculada à despesa que fundamentou sua instituição.

  • GABARITO: A

    CF: Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte: (...). 

    Não pare até que tenha terminado aquilo que começou. - Baltasar Gracián.

    -Tu não pode desistir.

  • Gabarito letra A

    ■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■

    Leia as afirmativas a seguir:

    I. A auditoria deve ser realizada em conformidade com o princípio da moralidade.

    II. A administração pública direta não é impedida de seguir os princípios de legalidade e impessoalidade.

    III. A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 não veda a aplicação vinculada dos recursos provenientes de empréstimo compulsório à despesa que fundamentou sua instituição. 

    ■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■■

  •  I. A auditoria não deve ser realizada em conformidade com o princípio da moralidade.

    Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.     

    ADMINISTRAÇÃO PUBLICA INDIRETA

    FUNDAÇÕES PÚBLICAS

    AUTARQUIAS

    SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA

    EMPRESAS PÚBLICAS

  • A questão exige conhecimento acerca dos princípios administrativos e do sistema tributário nacional e pede ao candidato que julgue os itens abaixo.

    I. A auditoria não deve ser realizada em conformidade com o princípio da moralidade. 

    Errado. A auditoria deve ser realizada, sim, em conformidade com o princípio da moralidade, eis que este princípio exige a observância da boa-fé, da honestidade, lealdade, probidade e padrões éticos no trato da coisa pública e da Administração Pública.

    II. A administração pública direta é impedida de seguir os princípios de legalidade e impessoalidade. 

    Errado. Exatamente o oposto: a Administração Pública, seja direta, seja indireta, quer da União, Estados, Distrito Federal ou Municípios, é obrigada a assistir aos princípios da legalidade e da impessoalidade, nos termos do art. 37, caput, CF: Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:  

    III. A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 veda a aplicação vinculada dos recursos provenientes de empréstimo compulsório à despesa que fundamentou sua instituição.

    Errado. Exatamente o oposto: o empréstimo compulsório é vinculado à despesa que fundamentou a sua instituição, nos termos do art. 148, parágrafo único, CF: Parágrafo único. A aplicação dos recursos provenientes de empréstimo compulsório será vinculada à despesa que fundamentou sua instituição.

    Portanto, nenhum item está correto.

    Gabarito: A