-
Errei por cair nesse de "pessoal", considerando que organizações estão no tt.
D - É uma rede social que permite aos usuários que enviem e leiam atualizações pessoais de outros contatos.
-
É preciso lembrar que a concepção original do Twitter é a de ser um microblogging, logo, apresenta as atualizações pessoais dos seus usuários. O Twitter evoluiu e hoje é muito mais do que um diário pessoal aberto ao público, mas as bancas adoram cobrar o conceito original e derrubar o candidato com essa casca de banana.
-
Mais uma vez aqui para discordar de gabarito da banca. A alternativa que a banca deu como gabarito está certa no sentido de que essa é realmente uma das definições do twitter, enquanto um microblogging, mas essa alternativa não responde ao comando da questão, O comando da questão pede para definir o Twitter enquanto "espaço de dinâmicas sociais de inteligência coletiva". Inteligência Coletiva é um conceito criado por Pierre Levy. "Para Lévy (2003), a inteligência coletiva é aquela que se distribui entre todos os indivíduos, que não está restrita para poucos privilegiados. O saber está na humanidade e todos os indivíduos podem oferecer conhecimento; não há ninguém que seja nulo nesse contexto. Por essa razão, o autor afirma que a inteligência coletiva deve ser incessantemente valorizada. Deve-se procurar encontrar o contexto em que o saber do indivíduo pode ser considerado valioso e importante para o desenvolvimento de um determinado grupo."
Então acredito que a alternativa que melhor se enquadraria seria a B, por eliminação.
Fonte: https://www.scielo.br/j/pci/a/qxsGdQ7r46rLdMsGyrYyqXw/?format=pdf&lang=pt
-
Segundo José Carlos Caribé "A teia global se transformou numa colmeia global, onde a construção coletiva e cognitiva do conhecimento está formando a Inteligência Coletiva, são os prosumers que trabalham em crowdsourcing para isso." (CARIBÉ, p. 177)
Fonte: Para entender as mídias sociais A. Brambilla