SóProvas


ID
3742186
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São José do Rio Preto - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: Para responder a questão, considere o texto abaixo.

    Acredito que o leitor já deva ter ouvido, em alguma ocasião, esta frase: “Parem o mundo, que eu quero descer!”
    Talvez porque essas últimas décadas tenham sido − e continuarão a ser − de congestionamento dos sentidos. Há uma sensação de que não se sabe muito bem o que está acontecendo.
    Fazendo parte dos quadros de uma escola de Comunicação, muitas vezes tive de lembrar a mim mesmo, aos meus pares e alunos que, por mais complexa, tecnologicamente, que se tenha tornado a intermediação entre os indivíduos e a realidade externa, nada mudou, essencialmente, nas relações interpessoais: entre eu e o(s) outros(s). Essa é apenas uma das razões pelas quais os especialistas em psicologia continuam a explicar os conflitos da alma humana a partir das mesmas lendas da civilização grega de três mil anos atrás.
    Identidade e cultura sempre estiveram relacionadas. A identidade de cada um é moldada, socialmente, pelas influências culturais, por meio da comunicação. Simbolicamente, é como se alguém só se reconhecesse como indivíduo ao ver o seu reflexo no espelho da sociedade. Isso é válido para os mais diversos aspectos identitários, tais como etnia, gênero, religião, idioma etc.
    Na época dos festejos do bicentenário da Revolução Francesa, assisti a um programa de debates da TV em que, para definir igualdade, o sociólogo Alain Touraine ironizou: “Qualquer francês lhe dirá que é o direito que têm todas as pessoas do mundo de serem iguais a ele!”
    Descobri, então, que diversidade era exatamente o contrário. Deve ser a percepção de que existem “lá fora” seres que não são iguais a mim − seja eu francês, hotentote, homem, mulher, destro ou canhoto − e que pode haver algo em relação a esses entes diversos que possa me afetar − positiva ou negativamente.
(Adaptado de: PENTEADO, José Roberto Whitaker. “A comunicação intercultural: nem Eco nem Narciso”. In: SANTOS, Juana Elbein dos
(org.). Criatividade: Âmago das diversidades culturais − A estética do sagrado. Salvador: Sociedade de Estudo das Culturas e da Cultura
Negra no Brasil, 2010, p. 204-205) 

Um dizer que se relaciona, tematicamente, com o conteúdo expresso no 4º parágrafo é:

Alternativas
Comentários
  • ✅ Gabarito: C

    De acordo com o 4º parágrafo do texto: Identidade e cultura sempre estiveram relacionadas. A identidade de cada um é moldada, socialmente, pelas influências culturais, por meio da comunicação. Simbolicamente, é como se alguém só se reconhecesse como indivíduo ao ver o seu reflexo no espelho da sociedade. Isso é válido para os mais diversos aspectos identitários, tais como etnia, gênero, religião, idioma etc.

    ➥ Ou seja, um dizer que se relaciona com a ideia passada é de que: O peixe só descobre que vive na água quando esbarra na margem.

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • A questão requer compreensão e interpretação textual (a partir dos dados descritos no texto, o leitor absorve as ideias contidas nele). Também é uma questão que requer conhecimentos sobre os fatores de coerência/textualidade: informatividade e intertextualidade, pois exige um certo conhecimento sobre o significado de alguns provérbios.

    Para responder a esta questão, é preciso voltar à leitura do 4º parágrafo e retirar um trecho que condiz com a temática das frases nas alternativas propostas.


    O trecho pertencente ao 4º parágrafo é Simbolicamente, é como se alguém só se reconhecesse como indivíduo ao ver o seu reflexo no espelho da sociedade". Isso significa que a pessoa só se reconhece quando identifica seus aspectos identitários e, a partir disso, percebe qual seu papel na sociedade.


    Agora, analisemos as alternativas para relacionar as ideias.


    ALTERNATIVA (A) INCORRETA – Essa frase não tem a ver com o reconhecimento do ser humano com sua verdadeira cultura, mas está relacionada ao que ele desfruta a partir de suas ações. Significa o ser humano ser orientado para o consumo numa tentativa de compensar algo inalcançável.

     

    ALTERNATIVA (B) INCORRETA – Essa frase está relacionada ao fato de que o ser humano precisa se transformar para aprender. Aprender, por exemplo, que todos somos diferentes, o que temos de igual são direitos e deveres.


    ALTERNATIVA (C) CORRETA – Essa frase está relacionada com o conteúdo expresso no 4º parágrafo, especialmente, com o trecho Simbolicamente, é como se alguém só se reconhecesse como indivíduo ao ver o seu reflexo no espelho da sociedade" porque diz exatamente que a pessoa só se reconhece quando identifica seus aspectos identitários e, a partir disso, percebe qual seu papel na sociedade assim como o peixe que só descobre que é um peixe quando sai da água.


    ALTERNATIVA (D) INCORRETA – Essa frase está relacionada ao fato de que há pessoas que diante das dificuldades da vida, conseguem tirar um aprendizado, têm consciência de sua fragilidade, “amolecem" seu coração e se tornam mais humildes assim como uma manteiga derretida, que reconhece sua fragilidade diante do calor. Por outro lado, há pessoas que, mesmo diante dos problemas, dos obstáculos, “endurecem" seu coração, revoltam-se contra tudo e contra todos assim como o barro que é endurecido com o calor.


    ALTERNATIVA (E) INCORRETA – Essa frase está relacionada ao fato de que o que passou não pode mais mudar, de que o ser humano precisa focar no presente e não repetir os mesmos erros do passado, pois o que se fez, não volta mais.


    GABARITO DA PROFESSORA: ALTERNATIVA (C)

  • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Eu ainda acertei essa viagem interplanetaria em uma terra plana arredondada do cataclisma polar antartico bhrama extra do euro real a 2 e cinquenta.

     

  • O trecho pertencente ao 4º parágrafo é Simbolicamente, é como se alguém só se reconhecesse como indivíduo ao ver o seu reflexo no espelho da sociedade". Isso significa que a pessoa só se reconhece quando identifica seus aspectos identitários e, a partir disso, percebe qual seu papel na sociedade.

    Agora, analisemos as alternativas para relacionar as ideias.

    ALTERNATIVA (A) INCORRETA – Essa frase não tem a ver com o reconhecimento do ser humano com sua verdadeira cultura, mas está relacionada ao que ele desfruta a partir de suas ações. Significa o ser humano ser orientado para o consumo numa tentativa de compensar algo inalcançável.

     

    ALTERNATIVA (B) INCORRETA – Essa frase está relacionada ao fato de que o ser humano precisa se transformar para aprender. Aprender, por exemplo, que todos somos diferentes, o que temos de igual são direitos e deveres.

    ALTERNATIVA (C) CORRETA – Essa frase está relacionada com o conteúdo expresso no 4º parágrafo, especialmente, com o trecho “Simbolicamente, é como se alguém só se reconhecesse como indivíduo ao ver o seu reflexo no espelho da sociedade" porque diz exatamente que a pessoa só se reconhece quando identifica seus aspectos identitários e, a partir disso, percebe qual seu papel na sociedade assim como o peixe que só descobre que é um peixe quando sai da água.

    ALTERNATIVA (D) INCORRETA – Essa frase está relacionada ao fato de que há pessoas que diante das dificuldades da vida, conseguem tirar um aprendizado, têm consciência de sua fragilidade, “amolecem" seu coração e se tornam mais humildes assim como uma manteiga derretida, que reconhece sua fragilidade diante do calor. Por outro lado, há pessoas que, mesmo diante dos problemas, dos obstáculos, “endurecem" seu coração, revoltam-se contra tudo e contra todos assim como o barro que é endurecido com o calor.

    ALTERNATIVA (E) INCORRETA – Essa frase está relacionada ao fato de que o que passou não pode mais mudar, de que o ser humano precisa focar no presente e não repetir os mesmos erros do passado, pois o que se fez, não volta mais.

    GABARITO DA PROFESSORA: ALTERNATIVA (C)

  • Concurso de prefeitura é assim mesmo.