Para Kevin Lynch, em seu livro A imagem da cidade, onde aborda a maneira como percebemos as cidades e suas partes, os bairros são “partes razoavelmente grandes da cidade na qual o observador “entra", e que são percebidas como possuindo alguma característica comum, identificadora".
Portanto, para ele, são diversas as características que determinam os bairros, como: texturas, espaços, formas, detalhes, símbolos, tipos de edificação, usos, atividades, habitantes, grau de conservação, topografia, etc. Seu conceito de bairro reconhece-o como uma área homogênea em relação ao resto da cidade. Portanto, é um critério visual adotado por Lynch para diferenciar bairro de outros elementos da cidade, como caminhos, limites, marcos ou pontos nodais.
Gabarito: Alternativa A.
Gab. A
Complementando...
Kevin Lynch fez importante contribuição ao planejamento urbano, sua contribuição se deu através de pesquisas empíricas sobre como os indivíduos observam, percebem e transitam na paisagem urbana. Seus livros exploram questões tais como a presença do tempo e da história no ambiente urbano, como os ambientes urbanos afetam as crianças ou como aguçar a percepção humana acerca da forma física das cidades e regiões, constituindo assim uma base conceitual para um bom desenho urbano.
O seu livro mais famoso A Imagem da Cidade, publicado em 1960, resultou de cinco anos de estudos sobre o modo pelo qual as pessoas percebem e organizam informações aleatórias quando trafegam pelo espaço urbano. Usando três cidades como exemplo (Boston, Jersey City e Los Angeles), Lynch observou que as pessoas geralmente entendem a cidade ao seu redor de maneira consistente e previsível, formando mapas mentais com cinco elementos principais:
>Vias: as as ruas, calçadas, ferrovias, entre outros caminhos;
>Limites: são os contornos perceptíveis, tais como muros, construções e a costa;
>Bairros: são seções relativamente grandes da cidade, distintas por alguma característica que as identifica;
>Pontos nodais: pontos de convergência de pessoas, tais como cruzamentos ou praças;
>Marcos: objetos peculiares que podem servir como ponto de referência.
A Imagem da Cidade teve uma importante e durável influência no planejamento urbano, na arquitetura e na psicologia ambiental.