SóProvas


ID
3744835
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Títulos de renda fixa oferecidos por sociedades de crédito, investimento e financiamento, em que o emitente é o devedor e o beneficiário é a pessoa física ou jurídica que investe o recurso financeiro.

Essa definição aplica-se à seguinte modalidade de aplicação do mercado financeiro nacional:

Alternativas
Comentários
  • Letra de Câmbio: Título de renda fixa

    Pré-fixado: a rentabilidade total é apresentada antes da aplicação

    Pós-fixado: a rentabilidade total é apresentada no vencimento do título

    Híbrida: parte do valor é pré-fixado e a outra parte pós-fixado.

  • A letra de câmbio trata-se de uma forma de captação de recursos por instituição financeira formalizada como um título de renda fixa para o ser adquirente. A letra de câmbio é oferecida por sociedades de crédito, investimento e financiamento (financeiras), onde o emitente é o devedor, o beneficiário é a pessoa física ou jurídica que investe o seu dinheiro e o aceitante é a financeira. Assim, quando a financeira faz um empréstimo a alguma pessoa (como um CDC, por exemplo), este devedor emite uma letra de câmbio. Na posse deste título, a financeira o negocia no sistema financeiro, em geral vendendo para instituições financeiras e até mesmo pessoas físicas.

    Assim como no CDB e RDB, a letra de câmbio é um título de renda fixa que pode ser contratado nas modalidades pós e pré-fixada, possui garantia junto ao Fundo Garantidor de Crédito até o limite de R$ 250 mil por CPF por instituição e é tributada pelo imposto de renda.

    Fonte: profs. Amanda Aires e Vicente Camillo/Estratégia Concursos.