SóProvas


ID
3745720
Banca
FUNCERN
Órgão
Consórcio do Trairí - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

John Locke teoricamente demoliu o caráter intocável do Estado, explicando-o como produto de um “contrato social” entre homens para o progresso e para o desenvolvimento. “Mas, se o estado natural não é o inferno de Hobbes, se nele reinam tanta gentileza e benevolência, mal compreendemos por que os homens, gozando de tantas vantagens, dele se despojaram voluntariamente. Sim, diz-nos em substância Locke, respondendo à objeção, os homens estavam bem, no estado de natureza; entretanto, achavam-se expostos a certos inconvenientes que, acima de tudo, ameaçavam agravar-se. E, se preferiram o estado da sociedade, foi para ficarem melhor.” CHEVALIER, Jean-Jacques. As Grandes Obras Políticas de Maquiavel a Nossos Dias, p.109.

Dadas as informações constantes no texto acima descrito, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Resposta A. Para Locke, no estado de natureza o homem teria acesso aos direitos naturais. Sua intenção de formar a sociedade civil seria de criar um locus no qual houvesse justa punição a crimes.

  • Resposta A

    Para Locke o indivíduo deixou seu estado natural e estabeleceu contrato social com outros indivíduos a fim de comporem uma sociedade regida pela razão de concentrarem poder no Estado no mesmo movimento em que limitam o Estado com normas, superando assim os excessos tanto no convívio social quanto no poder estatal.

  • contratualismo é uma abordagem da ética e filosofia política com base na teoria dos contratos sociais. Assim sendo, são chamados de “contratualistas” os filósofos que buscaram explicar a origem da sociedade e o fundamento do poder político em um contrato social entre os indivíduos (seja ele implícito ou explícito), marcando o fim do estado natural e o início da vida social e política.

    Fonte: https://www.infoescola.com/filosofia/contrato-social/

  • Locke acreditava que o estágio pré-social era uma situação real e pacífica, caraterizada pela mais perfeita liberdade e igualdade entre os indivíduos, que já seriam dotados de razão e desfrutavam da propriedade privada, considerada por Locke um dos direitos naturais do ser humano.

    Os inconvenientes do estado de natureza, no entanto, fizeram com que os indivíduos livremente estabelecessem entre si um contrato social que garantisse seus direitos fundamentais, especialmente o da propriedade privada e a proteção da comunidade frente aos perigos internos e externos.

    Para Locke, a propriedade e a igualdade eram os dois bens mais importantes da humanidade.

    Resposta: A