A questão exige que tenhamos conhecimentos sobre a filosofia Just In Time. Preste atenção que a questão solicita a alternativa incorreta. Fique atento.Vamos ver os pontos principais dessa filosofia de gestão de estoques e em seguida analisaremos as alternativas apresentadas.
A filosofia Just In Time (JIT) é uma filosofia de gestão de estoques que defende a minimização dos níveis de estoques, com o objetivo de reduzir os desperdícios gerados pela manutenção de altos níveis de estoque. Para reduzir tais níveis, buscando o estoque nulo do produto final, essa filosofia prima pela produção apenas o que for necessário, nas quantidades necessárias e quando necessárias.
Onde e quando surgiu a filosofia JIT? Surge no Japão, na década de 1950, com a Toyota Motor Company (empresa automobilística). Essa empresa atuou como pioneira no que diz respeito a defender a redução dos níveis de estoques, assim, o sistema Toyota passou a utilizar uma abordagem chamada Just In Time (que pode ser traduzida como "o que é necessário, quando necessário, e na quantidade necessária).
Os fornecedores são vistos como parceiros, e diferentemente do sistema tradicional de produção, a organização busca um relacionamento estreito com eles.
No Just In time, o foco se concentra na demanda efetiva, e esta puxa a produção. Assim, podemos entender o JIT como um sistema de produção puxada. A depender do ritmo da produção, os estoques podem ser repostos com maior ou menor agilidade, visando cobrir a demanda do momento. .
A - CORRETA. É um sistema de produção puxada.
B - CORRETA. Busca manter estoques mínimos.
C - CORRETA. Os fornecedores são encarados como parceiros, não como adversários.
D - CORRETA. A finalidade do sistema é comprar ou produzir no momento certo com intuito de reduzir os custos de estoques.
E - INCORRETA. O sistema MRP (Material Requirement Planning) é um sistema que atua na definição das quantidades necessárias e no tempo exato para o uso dos materiais na fabricação dos produtos finais. Surge na década de 1960 (não na década de 90, como apontou a alternativa) após os estudos de Joseph Orlicky sobre o Sistema Toyota de Produção, ou como é conhecido Just In Time.
Após analisar as alternativas apresentadas, concluímos que;
GABARITO: E
Fontes:
DIAS. M. A. P. Administração de Materiais, princípios, conceitos e gestão. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2018.
FENILI, R. Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais para Concursos. 3.ed. São Paulo: Método, 2014.
Voltado para a eliminação de desperdícios, o JIT — sigla para Just In Time —, tem um foco voltado para a produtividade, tornando a empresa mais competitiva. Já o MRP — ou Material Requeriment Planning —, atua mais como uma forma de se obter o controle das operações por meio do planejamento.
O termo “just in time” significa “no momento certo”. O nome já diz tudo: trata-se de uma abordagem de administração da produção na qual tudo deve ser produzido, comprado e transportado no momento certo.
Originado da produção por demanda, esse conceito determina que é preciso vender o produto antes de comprar a matéria-prima. A partir de então, a empresa pode dar início à fabricação ou à montagem.
Desenhado com o objetivo de otimizar a gestão do estoque e diminuir custos, o MRP, que pode ser traduzido do inglês como “planejamento das necessidades de materiais”, é um sistema computadorizado para controle de inventário e produção.
Podemos dizer que um MRP é alimentado por:
FONTE: https://blog.longa.com.br/just-in-time-e-mrp/#:~:text=Voltado%20para%20a%20elimina%C3%A7%C3%A3o%20de,opera%C3%A7%C3%B5es%20por%20meio%20do%20planejamento.
:^]