Conforme o CPC 03 (DFC), a demonstração dos fluxos de caixa deve apresentar os fluxos de caixa durante o período classificados por atividades operacionais, de investimento e de financiamento.
- Atividade operacional: montante dos fluxos de caixa é o indicador-chave da extensão em que as operações da entidade têm gerado suficientes fluxos de caixa para: amortizar empréstimos, manter a capacidade operacional da entidade, pagar dividendos (ou juros sobre o capital próprio) e fazer novos investimentos sem recorrer a fontes externas de financiamento. São as principais atividades geradoras de receita da entidade.
- Atividade de investimento: referente à aquisição e à venda de ativos de longo prazo e de outros investimentos não incluídos nos equivalentes de caixa.
- Atividade de financiamento: resulta em mudanças no tamanho e na composição do capital próprio e no capital de terceiros da entidade.
Resolução: são elementos de fluxos de caixa de ATIVIDADES DE FINANCIAMENTOS:
a. Caixa recebido pela emissão de debêntures, empréstimos, notas promissórias, outros títulos de dívida, hipotecas e outros empréstimos de curto e longo prazos.
Certo: são itens de financiamento.
b. Recebimentos de caixa resultantes da venda de ativo imobilizado, intangíveis e outros ativos de longo prazo.
Errado: a descrição se refere à atividade de investimento.
c. Recebimentos de caixa decorrentes de royalties, honorários, comissões e outras receitas.
Errado: a descrição se refere à atividade operacional.
d. Pagamentos em caixa por contratos futuros, a termo, de opção e swap, exceto quando tais contratos forem mantidos para negociação imediata ou futura, ou os pagamentos forem classificados como atividades de financiamento recebimentos de caixa pela venda de mercadorias e pela prestação de serviços.
Errado: a descrição se refere à atividade de investimento.
e. Recebimentos de caixa pela venda de mercadorias e pela prestação de serviços.
Errado: a descrição se refere à atividade operacional.
Gabarito: A.
Gabarito: A
A) Caixa recebido pela emissão de debêntures, empréstimos, notas promissórias, outros títulos de dívida, hipotecas e outros empréstimos de curto e longo prazos. (Atividades de Financiamentos)
B) Recebimentos de caixa resultantes da venda de ativo imobilizado, intangíveis e outros ativos de longo prazo. (Atividades de Investimento)
C) Recebimentos de caixa decorrentes de royalties, honorários, comissões e outras receitas. (Atividades Operacionais)
D) Pagamentos em caixa por contratos futuros, a termo, de opção e swap, exceto quando tais contratos forem mantidos para negociação imediata ou futura, ou os pagamentos forem classificados como atividades de financiamento recebimentos de caixa pela venda de mercadorias e pela prestação de serviços. (Atividades de Investimento)
E) Recebimentos de caixa pela venda de mercadorias e pela prestação de serviços. (Atividades Operacionais)
Fonte: CPC 03 (R2) Demonstração dos Fluxos de Caixa. Disponível em: <http://static.cpc.aatb.com.br/Documentos/183_CPC_03_R2_rev%2014.pdf>
Se meu comentário estiver equivocado, por favor me avise por mensagem para que eu o corrija e evite assim prejudicar os demais colegas.