-
A teoria hipodérmica ou teoria da agulha hipodérmica, também chamada de teoria da bala mágica, é um modelo da teoria da comunicação que compara uma mensagem a uma injeção de uma "seringa hipodérmica".Para este modelo, uma mensagem transmitida pela mídia é aceita e espalhada imediatamente e igualmente entre todos os receptores, provocando um efeito rápido e poderoso entre eles.
Essa teoria foi uma das primeiras tentativas de se explicar os efeitos da comunicação de massa na opinião pública, tendo sido desenvolvida no período entreguerras nos Estados Unidos. Foi criticada por ser simplista, não levando em consideração aspectos individualizados do receptor e sua capacidade de escolha. Hoje ela é considerada obsoleta na sua forma original, ainda que seja utilizada como base para estudos modernos.
Fonte: Wikip
-
A)Teoria Empírico-Experimental: "Essas pesquisas evidenciavam todos os obstáculos que se opunham à comunicação linear.Toma-se evidente, pela primeira vez, a complexidade dos elementos que entram em jogo na relação entre emissor, mensagem e destinatário. A persuasão só é possível se a forma de preparo da mensagem for adaptada aos fatores pessoais que o destinatário ativa quando interpreta a própria mensagem.O modelo dessa teoria pode ser entendido da seguinte maneira: causa (estímulo) - processos psicológicos intervenientes _ efeito (resposta) (ARAÚJO e DE SOUSA, p.69)
B) Os resultados dos estudos levaram à descoberta do líder de opinião. Criou-se o modelo two step flow of comunication, que abrange a comunicação como um processo que se dá num fluxo em dois níveis: dos meios de comunicação aos líderes e dos líderes às demais pessoas. É o primeiro momento em que se percebe a influência das relações interpessoais na configuração dos efeitos. Dessa forma, conclui-se que há um processo indireto de influência. (ARAÚJO e DE SOUSA, p.93)
C) Corrente de "usos e gratificações" (realizada por Katz, aluno de Lazarsfeld; Blumer e Elliott, nos anos 70, aperfeiçoam seu método até 1990) refere-se ao uso que as pessoas fazem com os meios. O receptor passa a ser aceito como agente, capaz de praticar o processo de interpretação e satisfação de necessidades.(ARAÚJO e DE SOUSA, p. 93)
-
Sobre a letra D, eu pesquisei e não consegui encontrar muito material sobre a Teoria Cibernética, mas o que encontrei, me deu a entender que a afirmativa D estaria certa e portanto essa questão teria dois gabaritos corretos (letras C e D). Então se alguém puder esclarecer essa última afirmativa, seria mto bom! Pelo que pesquisei, essa teoria trata sim sobre a buscar o isomorfismo e evitar a entropia. Sobre entropia, essa é a definição de Vera França, na parte de seu texto em que trata da Teria Matemática: "Um segundo conceito articulado pelo modelo - e correlato ao de informação - é o de entropia. Trata-se de um conceito trazido da Física, que se refere à medida da quantidade de desordem de um sistema (grau de casualidade ou mistura em uma situação; estado de equiprobabilidade para o qual tendem os elementos de um sistema). Uma situação de total imprevisibilidade, de ausência de organização, de quebra das estruturas conhecidas, é uma situação marcada por alto grau de entropia. Uma estrutura informacional muito entrópica não alcança a comunicação (FRNÇA, p. 76)"