A Comuna de Paris foi a primeira república proletária da história, quando os “communards”, revolucionários parisienses, tomaram o poder na cidade de Paris, em março de 1871. O levante popular teve uma natureza orgânica e espontânea, com vistas ao socialismo, influenciado pelo marxismo e outras correntes de esquerda.
Este governo operário substituiu o republicano por cerca de quarenta dias, período que ficou marcado pelo naturalismo auto gestionário e pelos princípios da Primeira Internacional dos Trabalhadores, incorporado pelos grupos revolucionários e pelas massas.
As principais causas da revolta que resultou na Comuna de Paris estão ligadas às terríveis condições de trabalho dos operários franceses e os pesados impostos pagos pelos trabalhadores para cobrir dívidas de guerra.
Estes fatores, aliados a invasão prussiana, que derrota a França na guerra franco-prussiana, forçando-a a assinar um armistício humilhante e revanchista, geraram uma grande insatisfação popular, principalmente em Paris.
Por sua vez, as principais medidas do governo da Comuna foram: