SóProvas


ID
3752023
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Nova Olinda - CE
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O Egito antigo foi dividido em diversos períodos que tiveram suas particularidades, um dos períodos de maior importância em sua história ficou conhecido por Novo Império Egípcio ocorrido entre os anos de 1580 a 525 a.C. Amenófis IV (também chamado Akhnaton) fez uma grande revolução que teve enorme significado porque consistiu na:

Alternativas
Comentários
  • Amenófis IV era politeísta mas depois decidiu instituir o monoteísmo ao perceber que o povo depositava riquezas em vários templos destinados aos deuses, só que esses tempos eram administradas por sacerdotes, os quais pegavam toda a riqueza colocada ali para si, ficando cada vez mais ricos.

    Amenófis IV institui um único templo destinado a um único deus chamado Áton. Nesse templo somente ele ficava com as riquezas ali depositadas, e foi nesse momento que ele mudou seu nome para Akhnaton, referência clara ao deus Áton. Portanto, Akhnaton agora representava o poder desse deus no Egito.

  • Gab.: A

    Amenófis IV instituiu o monoteísmo para diminuir o poder da classe sacerdotal. Como o politeísmo era uma característica do Egito, havia diversos deuses e, como consequência, um sacerdote para cada deus. Já que eles eram representantes vivos dos deuses aqui na terra, eles eram os únicos que podiam questionar as decisões do Faraó, inclusive decisões de guerra.

    Por isso, Amenófis IV instituiu o monoteísmo.