-
✅ Gabarito: C
➥ Assim, surgiu em 1936 a primeira Escola de Serviço Social, em São Paulo, coordenada por Albertina Ferreira Ramos e Maria Kiehl, ambas sócias do Centro de Estudos de Ação Social, vinculado a Igreja Católica.
➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
-
Gab.: C
Os primeiros movimentos organizados no Brasil, no sentido da criação do Serviço Social, ocorreram na década de 1930. Em 1932, foi formada uma associação com a finalidade de contribuir para a divulgação dos princípios da ordem social cristã, com a preocupação de preparar "trabalhadores sociais". Essa associação, o Centro de Estudos e Ação Social (Ceas) fundado em setembro de 1932, dedicou-se à difusão da doutrina social da Igreja e à formação social católica, criando a Escola de Serviço Social (ESS), em 1º de fevereiro de 1936. O interesse dessa criação se fundamentava nos resultados obtidos pelos métodos do Serviço Social em outros países que já o adotavam.
fonte: https://www.scielo.br/pdf/sssoc/n103/a10n103.pdf
-
GAB.C
- 1932, Foi criado o Centro de Estudos e Ação Social – CEAS,
-
- Em 1936, criava-se a primeira Escola de Serviço Social,em São Paulo, diretamente inspirada pela Ação Católica e pela Ação Social, sob as diretrizes da encíclica Rerum Novarum e Quadragésimo Anno.
FONTE;ESTRATÉGIA
-
De acordo com Yazbek (2009), o Centro de Estudos e Ação Social (CEAS) foi criado em 1932, e foi a entidade fundadora e mantenedora da primeira Escola de Serviço Social do Brasil, inaugurada em 15 de fevereiro de 1936.
A, B, D e E – Incorretas. As alternativas estão incorretas.
C – Correta. 1932/1936
Gabarito: C
Referência:
YAZBEK, Maria Carmelita. O significado sócio-histórico da profissão. In: CFESS/ABEPSS (Org.), Vol. 1. Serviço Social: direitos e competências profissionais. Brasília: CEDEPS/UNB, 2009.