SóProvas


ID
3752854
Banca
CETREDE
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Amarante - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

“A análise da cultura organizacional é uma tarefa complexa, porque nem todos os seus componentes são observáveis. Para melhor entender a cultura organizacional, é preciso distinguir os componentes que são observáveis diretamente daqueles que requerem exame aprofundado [...]. [...] [Assim,] os componentes da cultura organizacional [são] distribuídos em níveis [...]” como em uma espécie de “rodela de cebola”.

MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Teoria geral da administração: da revolução urbana à revolução digital. 6ª ed. 4ª reimpressão. São Paulo: Atlas, 2008. Adaptado.

Considerando as ideias do trecho, relacione a coluna B com a coluna A, identificando as principais características dos elementos que formam cada nível do modelo “Rodela de Cebola” da Cultura Organizacional.

COLUNA A: Elementos que formam cada nível do modelo “Rodela de Cebola”.

I. Artefatos, linguagem, hábitos.
II. Histórias, mitos, heróis.
III. Valores e crenças.

COLUNA B: Características dos elementos que formam cada nível do modelo “Rodela de Cebola”.

( ) São representados pelas narrativas de acontecimentos (bons ou ruins) e pessoas que foram marcantes para a organização e que são passados para os novos funcionários de uma empresa (MAXIMIANO, 2008).
( ) São os elementos mais internos de uma cultura. Representam “[...] todos os tipos de atitudes e julgamentos compartilhados pelos integrantes da organização, a respeito de qualquer [...]” aspecto interno ou externo a empresa. Por estarem em uma camada bem interna da cultura, só são conhecidos com o tempo, ou seja, com a inserção, convivência e observação cotidianas nos grupos (MAXIMIANO, 2008, p. 445).
( ) São os elementos situados no nível mais externo da cultura e que podem ser observados diretamente ou assim que se chega em uma certa empresa. Esses elementos permitem identificar até mesmo formas de comportamentos que devem ser apresentados ao adentrar uma certa empresa (MAXIMIANO, 2008).

Marque a alternativa que indica a sequência CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Níveis da Cultura:

    ARTEFATOS : Visíveis

    VALORES COMPARTILHADOS : Filosofias, Estratégia, Objetivos

    PRESSUPOSIÇÕES BÁSICAS : Inconsciente ( Valore e Ações )

  • De acordo com Ribas e Salim (2016), Schein divide os níveis de cultura da seguinte forma, da superfície até a raiz da cultura: 1-artefatos observáveis, 2- valores e 3- pressupostos básicos. Esse corresponde ao modelo mais clássico e mais cobrado em concursos.

    Maximiano (de quem a questão trata), separa os níveis da seguinte maneira, do mais externo e visível ao mais interno e invisível em:

    1- Artefatos, linguagem e hábitos;

    2- Histórias, mitos e heróis;

    3- Valores e crenças.

    De acordo com a classificação de Maximiano, associaremos a segunda coluna da seguinte maneira:

    (2-HISTÓRIAS, MITOS E HERÓIS) Essas narrativas correspondem ao nível intermediário da cultura organizacional, segundo Maximiano (apud Ribas e Salim, 2016).

    (3-VALORES E CRENÇAS) É o nível mais interno e menos visível de uma organização.

    (1-ARTEFATOS, LINGUAGEM E HÁBITOS ) ´É o nível externo (menos enraizado) e o mais observável. Exemplo: as vestimentas dos colaboradores.

    Bibliografia: RIBAS, A; SALIM R., C. “Gestão de Pessoas para concursos”. 4ª edição. Alumnus. 2016

    GABARITO: LETRA "D".

  • GABARITO: LETRA D

    Níveis da Cultura A classificação mais conhecida dos níveis da cultura é a de Schein. De acordo com ele, a cultura existe em três níveis:

    1.Artefatos – É o primeiro nível, o mais superficial. Basicamente, são todos os aspectos que percebemos assim que temos contato com uma organização. Dentro desse nível temos: os produtos, os padrões comportamentais, o vestuário, o espaço físico, os símbolos, os logotipos, a linguagem etc.

    2. Valores – Relacionados com a crença no que é certo ou errado dentro da organização. Existem em um nível consciente e são utilizados para explicar e justicar o comportamento dos integrantes. Podem ser percebidos nas histórias, nas lendas, na linguagem e nos símbolos.

    3. Pressupostos Básicos – São as verdades inquestionáveis. São aqueles valores tão arraigados que nem são mais explicitados. São as fontes originais dos valores. É o nível mais profundo e difícil de ser mudado. Como os valores, podem ser percebidos nas histórias, nas lendas, na linguagem e nos símbolos.

    FONTE: Administração Geral para Concursos ,Rodrigo Rennó .

  • Artefatos, nível mais superficial e perceptível da cultura: é aquilo que podemos notar facilmente a partir do que as pessoas falam e como se comportam. Engloba os produtos, serviços, tipo de vestuário, símbolos, histórias, heróis e cerimônias anuais das empresas, por exemplo.

    Valores Compartilhados, segundo nível da cultura: valores relevantes que se tornam importantes para as pessoas e que definem as razões pelas quais elas fazem o que fazem. Funcionam como justificativas aceitas por todos os membros.

    Pressuposições Básicas, constituem o nível mais íntimo, profundo e oculto da cultura organizacional: crenças inconscientes, percepções, sentimentos e pressuposições dominantes, muitas vezes não-escritas e nem sequer faladas.