SóProvas


ID
3752983
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Vila Valério - ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

     a) O uso do pronome relativo está correto na frase “Preferem atletas cuja condicionamento físico está excelente.” → INCORRETO. O correto seria "cujo" (=concorda com o substantivo masculino que vem após o pronome).
     b) Os pronomes relativos representam nomes já mencionados anteriormente, relacionando-se com eles. Não introduzem orações subordinadas adjetivas → INCORRETO. Introduzem sim uma oração subordinada adjetiva. EXPLICATIVA (=ENTRE PONTUAÇÃO); RESTRITIVA (=SEM PONTUAÇÃO).

     c) O pronome relativo “Cujo” sempre exprime posse e se refere a um nome antecedente (ser possuído) e a um nome consequente (ser possuidor) não concordando em gênero e número → INCORRETO. Concorda em gênero e número com o termo que vem após: o menino cujo lápis; o menino cujos lápis; o menino cuja boneca; o menino cujas bonecas.
     d) São pronomes relativos: o qual (a qual, os quais, as quais), cujo (cuja, cujos, cujas), que, quem, quanto (quanta, quantos, quantas), onde, como, quando → CORRETO.

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • O erro da "c" não se fundamenta apenas pelo fato de afirmar não concordar o pronome relativo "cujo" em gênero e número, mas também por afirmar que o termo antecedente será o possuído e o consequente o possuidor.

    Na frase "Mulher cujo carro foi furtado", por exemplo, "carro" é termo consequente e é possuído pelo antecedente "mulher": "Carro da mulher foi furtado".

    Por essa análise é possível inferir, ademais, que o pronome relativo, nesse caso, exerce a função de adjunto adnominal, pois retoma "carro", que é um substantivo concreto cuja posse detém a mulher.

  • Assertiva D

    São pronomes relativos: o qual (a qual, os quais, as quais), cujo (cuja, cujos, cujas), que, quem, quanto (quanta, quantos, quantas), onde, como, quando.

  • Objetivo como sempre:

    A) São sempre cobradas em prova sobre o pronome cujo:

    ☠️substitui nomes de pessoas, animais e coisas desde que expressem ideia de posse. Esse pronome sempre concorda com o substantivo posterior a ele. Não pode haver artigo entre o pronome cujo e o substantivo com o qual ele concorda: Esta é a fazenda cujo pasto secou.

    ☠️expressa posse e concorda sempre em gênero e número com o substantivo que o sucede: Esta senhora, cujo nome desconheço, tem uma reclamação a fazer.

    ☠️Depois do pronome cujo só pode aparecer substantivo.

    Ela é a mulher cuja ninguém conhece. (errado)

    O uso do pronome relativo está correto na frase “Preferem atletas cuja condicionamento físico está excelente.”

    A concordância é com o termo posterior.

    Cujo condicionamento

    B) TOME NOTA: O PRONOME RELATIVO INTRODUZ ORAÇÕES ADJETIVAS ( RESTRITIVAS OU ADJETIVAS)

    A CONJUNÇÃO INTEGRANTE INTRODUZ ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS

    C) O pronome relativo “Cujo” sempre exprime posse e se refere a um nome antecedente (ser possuído) e a um nome consequente (ser possuidor) não concordando em gênero e número.

    1º AO CONSEQUENTE

    2º ELE VARIA EM GÊNERO E NUM.

    Bons estudos!

  • Questão deveria ser anulada, pois não exite QUANTA, apenas QUANTAS utilizo a nova gramatica de Português conteporâneo Cunha, Celso; Cintra, Lindley