Problema de pesquisa: é algo que pode ser testado cientificamente, que envolve variáveis que podem ser observadas ou manipuladas.
Não são problemas de pesquisa:
‘’Como fazer para melhorar os transportes urbanos?; O que se pode fazer para conseguir melhor distribuição de renda?; O que se pode fazer para melhorar a situação dos pobres?’’
-Essas questões não envolvem um método científico, buscam o como fazer e não as causas e consequências.
‘’Qual a melhor técnica psicoterápica?; É bom adotar jogos e simulações como técnicas didáticas?; Os pais devem dar palmadas nos filhos?
-Essas indagações são problemas de valor, buscam saber se algo é bom ou ruim, ou se algo deve ou não ser feito, o que é melhor ou pior, etc.
Questões que devem ser formuladas para verificar a validade científica de um problema:
-Pode o problema ser enunciado em forma de pergunta?
-Corresponde a interesses pessoais, sociais e científicos, isto é, de conteúdo e metodológicos? Estes interesses estão harmonizados?
-Constitui-se o problema em questão científica, ou seja relaciona entre si pelo menos dois fenômenos (fatos, variáveis)?
-Pode ser objeto de investigação sistemática, controlada e crítica?
-Pode ser empiricamente verificado em suas conseqüências?
Problemas de pesquisa apresentam relações entre variáveis
Conforme apontado no enunciado, um problema de pesquisa busca testar a relação entre duas variáveis: uma independente (causa, que será objeto de manipulação) e outra dependente (consequência, que será o resultado observado). A única alternativa que caracteriza corretamente um problema é a alternativa “C", só apresentar a técnica de grupo psicoeducativo, que será a variável manipulada, através da utilização e não utilização de tal técnica; e adesão de pacientes ao tratamento, que será a variável observada, através do seu aumento ou não.
GABARITO: C