SóProvas


ID
3753418
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Cananéia - SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A prática da interconsulta psicológica em hospitais gerais é uma modalidade de intervenção que

Alternativas
Comentários
  • Uma definição também ampla do conceito de interconsulta que compreende não só a assistência ao paciente e à equipe, mas também inclui a pesquisa e o ensino que beneficiem estes e também a instituição de saúde, é verificada por Scherer, Scherer e Labate (2002), Smaira, Kerr-Corrêa e Contel (2003) e Craig e Pham (2006).

    IN: Interconsulta psicológica (Carvalho e Lustosa, 2008)

  • Ao se constituir como uma modalidade de intervenção que permite considerar a demanda institucional que inclui a subjetividade nas relações da equipe e a assistência psicológica aos pacientes e seus familiares, a interconsulta psicológicaé uma das formas mais visíveis da aplicação do conceito de interdisciplinaridade. A interdisciplinaridade pode ser considerada como uma troca intensa de saberes profissionais em diversos campos, exercendo, dentro de um mesmo cenário, uma ação de re ciprocidade, mutualidade, que pressupõe uma atitude diferenciada diante de um determinado caso (Oliveira et al., 2011).

    Segundo Rossi (2008), a interconsulta psicológica tem como objetivos auxiliar profissionais de outras áreas no diagnóstico e tratamento de pacientes com problemas psiquiátricos ou psicossociais (situações emocionais emergentes) e intermediar a relação entre os envolvidos na situação (equipe de saúde, pacientes e familiares), facilitando a comunicação, a cooperação e a elaboração de conflitos.

    Nogueira-Martins (1995) descreve assim os passos da interconsulta psicológica:

    1. coleta de informações com médicos, enfermeiros, paciente, familiares e outros;

    2. elaboração de diagnósticos situacionais;

    3. devolução e assessoramento; e

    4. acompanhamento diário da evolução da situação.

    GAZOTTI, Thaís de Castro; PREBIANCHI, Helena Bazanelli. Caracterização da interconsulta psicológica em um hospital geral. Psicol. teor. prat.,  São Paulo ,  v. 16, n. 1, p. 18-30, abr.  2014 . 

    Gabarito do professor: Letra C.





  • Segundo Rossi (2008), a interconsulta psicológica tem como objetivos auxiliar profissionais de outras áreas no diagnóstico e tratamento de pacientes com problemas psiquiátricos ou psicossociais (situações emocionais emergentes) e intermediar a relação entre os envolvidos na situação (equipe de saúde, pacientes e familiares), facilitando a comunicação, a cooperação e a elaboração de conflitos.

    C-permite atender a uma demanda institucional considerando tanto a subjetividade nas relações da equipe de saúde quanto a assistência ao paciente e seus familiares.