-
Alguém sabe fundamentar?
-
"...precisava determinar o LUGAR do documento."
"..executar a restauração da organização original..."
Nos termos do dicionário brasileiro de terminologia arquivística, Tabela de Temporalidade é o instrumento de destinação, aprovado por autoridade competente, que determina prazos e condições de guarda, tendo em vista a transferência, recolhimento, descarte ou eliminação de documentos.
-
Não é o assunto do documento, mas a sua destinação, o que deve determinar o lugar que lhe cabe ocupar no arquivo.
Manual de arranjo e descrição de arquivos, publicado pela Associação dos Arquivistas Holandeses em 1898
-
LETRA E
Se os documentos estão dispersos e não há como mantê-los de acordo com a organização do produtor, Não será o assunto do documento, mas a sua destinação, o que deve determinar o lugar que lhe cabe ocupar no arquivo.
-
A) informação. E se o documento estivesse arquivado pelo método geográfico?
B) assunto. O enunciado diz que não necessariamente estava arquivado, e se estivesse, não necessariamente o método de arquivamento usado era o ideográfico.
C) origem. A assertiva parece indicar que já se sabe de onde o documento provinha, enquanto a afirmativa diz que a arquivista se deparou com "documentos soltos". Podiam estar perdidos no corredor...
D) conteúdo. Não necessariamente o método de arquivamento é o ideográfico.
E) destinação. O instrumento de gestão de documentos é a tabela de temporalidade. Para saber onde um documento qualquer perdido deve estar, é preciso olhar a tabela de temporalidade. Exemplo: comprovações de licitação deserta antiga. Tal assunto não diz onde o documento está. Depende do que a TTD sentenciou para este tipo de documento.
Qualquer erro, avise-me abaixo.
"Se alguém quer vir após mim, renegue-se a si mesmo, tome cada dia a sua cruz e siga-Me." São Lucas IX