SóProvas


ID
3754825
Banca
FUNDATEC
Órgão
Câmara de Ituporanga - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Referente à Demonstração dos Fluxos de Caixa definidas no CPC 03, analise as seguintes assertivas:

I. Pagamentos em caixa para aquisição de instrumentos patrimoniais ou instrumentos de dívida de outras entidades e participações societárias em joint venture (exceto aqueles pagamentos referentes a títulos considerados como equivalentes de caixa ou aqueles mantidos para negociação imediata ou futura) são um exemplo de fluxo de caixa advindo das atividades de investimento.
II. Pagamentos em caixa para aquisição de ativo imobilizado, intangíveis e outros ativos de longo prazo são considerados fluxo de caixa advindos da atividade de financiamento.
III. Os fluxos de caixa advindos das atividades operacionais são basicamente derivados das principais atividades geradoras de receita da entidade. Portanto, eles geralmente resultam de transações e de outros eventos que entram na apuração do lucro líquido ou prejuízo.

Quais estão INCORRETAS?

Alternativas
Comentários
  • Atividades Operacionais são explicadas pelas receitas e gastos decorrentes da industrialização, comercialização ou prestação de serviços da empresa. Estas atividades têm ligação com o capital circulante líquido da empresa.

    Atividades de Investimento são os gastos efetuados no Realizável a Longo Prazo, em Investimentos, no Imobilizado ou no Intangível, bem como as entradas por venda dos ativos registrados nos referidos subgrupos de contas.

    Atividades de Financiamento são os recursos obtidos do Passivo Não Circulante e do Patrimônio Líquido. Devem ser incluídos aqui os empréstimos e financiamentos de curto prazo. As saídas correspondem à amortização destas dívidas e os valores pagos aos acionistas a título de dividendos, distribuição de lucros.

  • Apenas o item II está incorreto: Pagamentos em caixa para aquisição de ativo imobilizado, intangíveis e outros ativos de longo prazo são considerados fluxo de caixa advindos da atividade de investimento (e não de financiamento).