✅ Gabarito: D
a) A iniciativa das leis cabe à qualquer vereador, ao prefeito e ao eleitorado, que a exercerá sob a forma de moção articulada, subscrita, no mínimo, por cinco por cento dos eleitores do Município → INCORRETO. Crase incorreta antes do pronome indefinido "qualquer". O correto é somente o uso da preposição "a" (=cabe a qualquer).
b) O Prefeito, considerando o projeto, no todo ou em parte, inconstitucional, ou contrário ao interesse público, vetá-lo-ão total ou parcialmente, no prazo de quinze dias úteis, contado da data de recebimento, só podendo serem rejeitados pelo voto da maioria absoluta dos Vereadores, em escrutínio aberto → INCORRETO. A concordância deve ser no singular, concorda com o termo "projeto" (=ser rejeitado).
c) A matéria constante do projeto de lei rejeitados somente poderão constituir objeto de novo projeto, na mesma sessão legislativa, mediante proposta da maioria absoluta dos membros da Câmara → INCORRETO. O correto é "poderá" (=concorda com o núcleo do sujeito simples no singular= matéria).
d) O controle externo da Câmara será exercido com auxílio do Tribunal de Contas do Estado e compreenderá a apreciação das Contas do Prefeito e da Mesa da Câmara, o acompanhamento das atividades financeiras e orçamentárias do Município, o desempenho das funções de auditoria financeira e orçamentária, bem como julgamento das contas dos administrados e dos demais responsáveis por bens e valores públicos → CORRETO.
➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!