-
Não entendi porque a letra D está correta.
-
Os pronomes de tratamento apresentam certas peculiaridades quanto às concordâncias verbal,nominal e pronominal. Embora se refiram à segunda pessoa gramatical (à pessoa com quem se fala), levam a concordância para a terceira pessoa. Os pronomes Vossa Excelência ou Vossa Senhoria são utilizados para se comunicar diretamente com o receptor.
Da mesma forma, os pronomes possessivos referidos a pronomes de tratamento são sempre os de terceira pessoa.
-
GABARITO: C
A) Os pronomes de tratamento são sempre usados na 2ª. pessoa do plural, referente ao pronome vós, a fim de conferir maior formalidade ao texto.
ERRADO. Embora se refiram à segunda pessoa gramatical (à pessoa com quem se fala), levam a concordância para a terceira pessoa.
B) São dispensáveis quaisquer indicadores de formalidade, uma vez que o mundo contemporâneo não comporta distanciamentos nem hierarquias.
ERRADO. As comunicações administrativas devem ser sempre formais.
C) Deve-se evitar, na introdução de um Ofício, formas semelhantes a “Tenho a honra de”, “Tenho o prazer de”, “Cumpre-me informar que”.
CORRETO. É preferível o emprego da forma direta: Informo, Solicito, Comunico.
D) Doutor é, por instituição social, tratamento adequado de formalidade a toda e qualquer autoridade do Poder Legislativo.
ERRADO. O uso indiscriminado de "doutor" deve ser evitado. O tratamento correto é Vossa Excelência.
-
Deve-se evitar, na introdução de um Ofício, formas semelhantes a “Tenho a honra de”, “Tenho o prazer de”, “Cumpre-me informar que”.
-
Esta
é uma questão que exige do candidato conhecimento referente aos aspectos gerais
da redação oficial, a partir do que determina o Manual de Redação da
Presidência da República.
a) De acordo com o manual de redação, o emprego dos pronomes de tratamento, tradicionalmente, adota a segunda pessoa do plural, de maneira indireta, para referenciar atributos da pessoa à qual se dirige. Entretanto, quando se trata da concordância, eles, embora se refiram à segunda pessoa gramatical, levam-na para a terceira pessoa. Assim, verificamos que esta alternativa é incorreta.
b) Conforme determina o manual de redação no atributo formalidade e padronização, as comunicações administrativas devem ser sempre formais e, por isso, é imperativa certa formalidade de tratamento. Dessa forma, constatamos que os indicadores de formalidade são indispensáveis e, portanto, esta alternativa é incorreta.
c) O manual de redação explica que o texto do documento oficial deve seguir, nos casos em que não seja usado para encaminhamento de documentos, a seguinte padronização de estrutura: introdução, desenvolvimento e conclusão. Na primeira parte, em que é apresentado o objetivo da comunicação, a orientação é que deve ser evitado o uso das formas: Tenho a honra de, Tenho o prazer de, Cumpre-me informar que, pois elas prejudicam a concisão e, portanto, esta alternativa é correta.
d) Quanto ao emprego de doutor, o manual de redação esclarece que essa não é forma de tratamento, e sim título acadêmico. Por isso, não se deve usá-lo indiscriminadamente. A orientação é empregá-lo apenas em comunicações dirigidas a pessoas que tenham tal grau por terem concluído curso universitário de doutorado. Nesse sentido, verificamos que esta alternativa é incorreta.
Gabarito do Professor :
Letra C.