SóProvas


ID
3756175
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV - RN
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A respeito de relações humanas, desempenho profissional e desenvolvimento de equipes de trabalho, julgue o item.


De acordo com a teoria X de McGregor, a própria natureza das pessoas leva‐as a resistir às mudanças, pois procuram sua segurança e pretendem não assumir riscos que as ponham em perigo.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

    As Teorias X e Y são dois conceitos antagônicos, criados pelo professor e economista americano Douglas McGregor, que norteiam as relações entre as empresas e seus trabalhadores.

    Teoria X

     

    “O trabalho é em si mesmo desagradável para a maioria das pessoas.”

     

    McGregor acreditava que as necessidades de ordem inferior dominavam as pessoas nesta Teoria. Assim, as organizações precisavam colocar a ênfase de sua gestão na satisfação dos fatores higiênicos dos trabalhadores, estudados na Teoria dos Dois Fatores de Herzberg.

     

    Teoria Y

    “O trabalho é tão natural como o lazer, se as condições forem favoráveis”.

     

    Aqui os trabalhadores são encarados como pessoas altamente competentes, responsáveis e criativas, que gostam de trabalhar e o fazem como diversão. Sendo necessário que as empresas proporcionem meios para que estas pessoas possam dar o seu melhor, com mais desafios, participações e influências na tomada de decisão. McGregor acreditava que as necessidades de ordem superior dominavam as pessoas nesta Teoria.

     

    FONTE:http://www.sobreadministracao.com/tudo-sobre-as-teorias-x-e-y-de-douglas-mcgregor/

    http://www.administradores.com.br/artigos/cotidiano/a-teoria-x-e-a-teoria-y-de-douglas-mcgregor/51506/

  • Teoria X e Teoria Y

    McGregor4 compara dois estilos opostos e antagônicos de administrar: de um lado, um estilo baseado na teoria tradicional, mecanícista e pragmática (a que deu o nome de Teoria X), e, de outro, um estilo baseado nas concepções modernas a respeito do comportamento humano (a que denominou Teoria Y).

    Teoria X

    É a concepção tradicional de administração e baseia-se em convicções errôneas e incorretas sobre o comportamento humano, a saber: *

    -As pessoas são indolentes e preguiçosas por natureza: elas evitam o trabalho ou trabalham o mínimo possível, em troca de recompensas salariais ou materiais. *

    - Falta-lhes ambição: não gostam de assumir responsabilidades e preferem ser dirigidas e sentir-se seguras nessa dependência. O homem é basicamente egocêntrico e seus objetivos pessoais opõem-se, em geral, aos objetivos da organização.

    - A sua própria natureza leva-as a resistir às mudanças, pois procuram sua segurança e pretendem não assumir riscos que as ponham em perigo.

    -A sua dependência toma-as incapazes de autocontrole e autodisciplina: elas precisam ser dirigidas e controladas pela administração.

    Fonte: administração geral e pública- chiavenato 

  • GABARITO - CERTO

    Complementando nosso colega Marlos Lopes

    Teoria dos DOIS FATORES:

    Herzberg, citado por Chiavenato (2003), fundamenta sua teoria da motivação no ambiente externo e no trabalho e defende que a motivação depende de dois fatores: higiênicos e motivacionais.

    Fatores Higiênicos: São fatores extrínsecos ou ambientais e estão localizados no ambiente de trabalho, como salário, benefícios, condições físicas e ambientais da empresa, diretrizes, clima organizacional, oportunidades e tipo de supervisão recebida, etc.

    O termo higiene reporta a um caráter preventivo para evitar fontes de insatisfação do meio ambiente. Quando esses fatores higiênicos são ótimos, evitam a insatisfação, mas não garantem a elevação da satisfação; porém, quando são precários, provocam a insatisfação das pessoas, por isso são chamados FATORES INSATISFACIENTES.

    Fatores Motivacionais: São fatores intrínsecos e estão relacionados com o cargo em si, com os deveres e as tarefas executadas. Causam um nível de satisfação elevado e duradouro, aumentando a produtividade em níveis acima da média e abrangem sentimentos de realização, crescimento e reconhecimento profissional. 

    O segredo para garantir a motivação dos trabalhadores caracteriza-se pelo enriquecimento das tarefas, ampliando-se as responsabilidades, as metas e os desafios profissionais

    Quando os fatores motivacionais são ótimos, aumentam a satisfação do indivíduo pelo trabalho, mas, quando são precários, evitam a satisfação, sendo denominados de Fatores Satisfacientes.

  • GABARITO: CERTO

    Em seus estudos, Douglas McGregor relatou que os seres humanos, nas suas relações no trabalho, podem ser divididos em dois tipos antagônicos:

    • HOMEM X: apático, indolente, trabalha forçado somente pela retribuição financeira, entende que o homem médio vê o trabalho como um grande esforço, necessitando de uma supervisão constante e autoritária para que possa realizar as suas atividades de forma satisfatória;

    • HOMEM Y: para ele o trabalho é tão natural e prazeroso quanto o descanso, é autodirigido, autor responsável, automotivado e criativo, necessitando de um líder participativo, que forneça os meios para que atinja os objetivos organizacionais;

    DIREÇÃO CONCURSOS.

  • Resumo Teoria X: atraso, retrocesso (MÁ) Teoria Y: avanço, progresso (BOA)
  • Exatamente!

    De acordo com a Teoria X, as pessoas têm aversão ao trabalho e precisam ser coagidos, controlados e ameaçados para que possam se esforçar e produzir. Além disso, o ser humano prefere ser dirigido, não gosta de assumir responsabilidades, não tem ambição e privilegia a segurança.

    A Teoria Y propõe exatamente o contrário. Na Teoria Y, percebe-se o indivíduo de maneira positiva, ou seja, como uma pessoa disposta a assumir responsabilidades e a se autocontrolar. Segundo a Teoria Y, as pessoas gostam de se desenvolver, sendo dever da administração criar condições orgânicas e métodos para que as pessoas possam atingir objetivos pessoais e objetivos organizacionais.

    Gab: Certo

  • Certo

    Teoria X

    O homem é basicamente egocêntrico e seus objetivos pessoais opõem-se, em geral, aos objetivos da organização.

    A sua própria natureza leva-as a resistir às mudanças, pois procuram sua segurança e pretendem não assumir riscos que as ponham em perigo.

    Chiavenato, Introdução à Teoria Geral da Administração Sétima Edição. p. 337

  • GAB CERTO

    A TEORIA X E Y FOI IDENTIFICADA POR DOUGLAS MCGREGO.

    1. TEORIA X==> EXPLORA O TRABALHADOR: A teoria "X" vê o trabalhador como alguém preguiçoso que não gosta do trabalho, não quer assumir responsabilidades, só trabalha por causa do salário pago. Essa abordagem teórica acaba explorando o trabalhador, é como se ele fosse uma máquina. Acredita que o salário é forma de motivar, mas também é usado para punir quando faz determinadas deduções salariais.
    2. TEORIA Y==> VALORIZA O TRABALHADOR: A teoria "Y" tem uma visão positiva do capital humano das organizações, os vê como pessoas que gostam do trabalho e do desafio que ele proporciona. Merecem ser bem cuidadas e devem ser motivadas continuamente para que por meio do seu trabalho a organização continue a se desenvolver.

    RESUMINDO:

    1. eXplora os trabalhadores
    2. valorYza os trabalhadores 

    FONTE: MEUS RESUMOS