A banca abordou o tema "Variáveis da Teoria Geral da Administração". De acordo com Chiavenato (2014), as ênfases relacionadas a cada teoria são as seguintes:
Tarefa: (Administração Científica); Estrutura: (Teoria Clássica, da Burocracia, Estruturalista, Neoclássica) Pessoas: (Teoria das Relações Humanas e a Comportamental) Tecnologia: (Teoria Contingencial) Ambiente: (Teoria dos Sistemas e Teoria Contingencial). (adaptado de Chiavenato, 2014, página 536)
De acordo com o exposto, associaremos as colunas:
(4- TAREFA) A teoria da administração cienTífica, a escola de Taylor, possuía ênfase nas Tarefas.
(3- ESTRUTURA ) A teoria de Fayol e a teoria de Weber visaram o melhoramento da configuração da estrutura organizacional para provocar um aumento na eficiência
(5- PESSOAS ) Essas teorias deram ênfase nas "pessoas que trabalham nas organizações ou que participam delas" (CHIAVENATO, 2014)
(1- AMBIENTE ) De acordo com Chiavenato, a teoria dos sistemas tem ênfase no ambiente. Moreira (2019) afirma que a ênfase da teoria dos sistemas é em "sistemas e ambiente".
(1- AMBIENTE e 2- TECNOLOGIA) De acordo com Chiavenato, a teoria da contingência possui ênfase no ambiente e na tecnologia. "A Teoria Contingencial focaliza a organização de fora para dentro." Moreira (2019) ressalta que a ênfase é dado no ambiente, tecnologia, pessoas, tarefas e estruturas, pois nessa teoria tudo depende dessas variáveis.
Fonte: CHIAVENATO. IDALBERTO. "Introdução à Teoria Geral da Administração". 9 ed. Manole. 2014.// MOREIRA. E. A. L "Administração Geral e Pública". 4ed. Juspodium. 2019.
A sequência de acordo com o que preconiza Chiavenato seria: 4, 3, 5, 1 e 2 ou 4, 3, 5, 1 e 1, porém não há correspondência para tal nas assertivas.
A sequência DE ACORDO COM A BANCA é: 4, 3, 5, 2, 1.
GABARITO: LETRA "A".