SóProvas


ID
3756442
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São José do Rio Preto - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Resolução COFEN-358/2009 dispõe sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem e a implementação do Processo de Enfermagem. Em relação ao disposto nessa Resolução, o enfermeiro deve saber, dentre outros, que

Alternativas
Comentários
  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre a Resolução COFEN-358/2009, que dispõe sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem e a implementação do Processo de Enfermagem.

    A) INCORRETO.  O processo de enfermagem deve ser realizado onde ocorre o cuidado profissional de enfermagem, de forma sistemática em todos os locais. Não é opcional nos ambulatórios, domicílios e Unidades Básicas de Saúde. 

    B) INCORRETO.  O histórico de enfermagem corresponde à primeira etapa do processo de Enfermagem. O termo usualmente denominado de consulta de enfermagem é o Processo de Enfermagem. 

    C) INCORRETO. A prescrição das ações ou intervenções de enfermagem a serem desenvolvidas é realizada exclusivamente pelo enfermeiro do serviço. Não pode ser feita por técnicos de enfermagem.

    D) INCORRETO. A Sistematização da Assistência de Enfermagem não pode ser realizada pelos agentes comunitários de saúde, pois eles não fazem parte da equipe de enfermagem participantes da Estratégia Saúde da Família. 


    E) CORRETO. O diagnóstico de enfermagem é uma das etapas do processo de enfermagem privativo do enfermeiro. 

    Resposta do Professor: E.


  • Art. 2º O Processo de Enfermagem organiza-se em cinco etapas inter-relacionadas, interdependentes e recorrentes:

    I – Coleta de dados de Enfermagem (ou Histórico de Enfermagem) – processo deliberado, sistemático e contínuo, realizado com o auxílio de métodos e técnicas variadas, que tem por finalidade a obtenção de informações sobre a pessoa, família ou coletividade humana e sobre suas respostas em um dado momento do processo saúde e doença.

    II – Diagnóstico de Enfermagem – processo de interpretação e agrupamento dos dados coletados na primeira etapa, que culmina com a tomada de decisão sobre os conceitos diagnósticos de enfermagem que representam, com mais exatidão, as respostas da pessoa, família ou coletividade humana em um dado momento do processo saúde e doença; e que constituem a base para a seleção das ações ou intervenções com as quais se objetiva alcançar os resultados esperados.

    III – Planejamento de Enfermagem – determinação dos resultados que se espera alcançar; e das ações ou intervenções de enfermagem que serão realizadas face às respostas da pessoa, família ou coletividade humana em um dado momento do processo saúde e doença, identificadas na etapa de Diagnóstico de Enfermagem.

    IV – Implementação – realização das ações ou intervenções determinadas na etapa de Planejamento de Enfermagem.

    V – Avaliação de Enfermagem – processo deliberado, sistemático e contínuo de verificação de mudanças nas respostas da pessoa, família ou coletividade humana em um dado momento do processo saúde doença, para determinar se as ações ou intervenções de enfermagem alcançaram o resultado esperado; e de verificação da necessidade de mudanças ou adaptações nas etapas do Processo de Enfermagem.