SóProvas


ID
3756484
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São José do Rio Preto - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um paciente está recebendo 1 g de dipirona IV de 6/6h. O enfermeiro, ao verificar os sinais vitais do paciente às 13h, observou que o mesmo encontrava-se febril e que a dipirona das 12h não estava checada na prescrição médica e nem havia na anotação de enfermagem justificativa para a não administração do medicamento. Ao informar ao paciente que iria administrar a dose de dipirona que não havia sido checada às 12h, o mesmo relata que recebeu a dose desse medicamento no horário prescrito. São medidas que podem ser instituídas pelo enfermeiro para prevenir especificamente esse erro de omissão, dentre elas,

Alternativas
Comentários
  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre administração em enfermagem.

    A) CORRETO. Essa é a indicação sempre: checar a administração do medicamento na prescrição médica imediatamente após a realização da medicação. Isso reduz muitos erros.


    B) INCORRETO. Deve-se efetivar a prática da verificação dos certos da terapia medicamentosa em todas as situações. Porem, apesar da medida de doses com exatidão ser uma recomendação para todas as situações, não interfere nesse caso especifico, pois o erro foi de checagem.

    C) INCORRETO. Como falado na alternativa anterior, o erro foi de checagem e não na medida de doses com exatidão. A habilidade na realização de cálculos de diluição também é uma necessidade, mas não esta relacionada a checagem.

    D) INCORRETO. A supervisão de técnicos e/ou auxiliares de enfermagem deve ocorrer em todas as etapas do processo de administração de medicamentos, e não apenas na dispensação.

    E) INCORRETO. Relatar e registrar a omissão adequadamente e treinar a equipe para que essa situação não ocorra novamente. Possuir habilidade na realização de cálculos de diluição também é uma necessidade, mas não esta relacionada a checagem.

    Resposta do Professor: A.

  • checar a administração do medicamento na prescrição médica imediatamente após a realização da medicação.