SóProvas


ID
3757096
Banca
FGR
Órgão
Prefeitura de Cabeceira Grande - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

No que se refere a matérias-primas e materiais de embalagem para manipulação farmacêutica, analise as afirmativas abaixo e assinale (V) para as afirmativas que forem VERDADEIRAS e (F) para as que forem FALSAS e a seguir, assinale a alternativa que corresponda à sequência de respostas CORRETA:

( ) As especificações técnicas de todas as matérias-primas e dos materiais de embalagem a serem utilizados na manipulação devem ser autorizadas, atualizadas e datadas pelo farmacêutico responsável. No caso de sua ausência, o técnico auxiliar, desde que devidamente habilitado, poderá substituí-lo por um período máximo de 30 (trinta) dias.
( ) As especificações das matérias-primas devem constar de no mínimo: nome da matéria-prima, Denominação Comum Brasileira (DCB), Denominação Comum Internacional (DCI) ou número de registro do Chemical Abstracts Service (CAS), quando couber. No caso de matéria-prima vegetal: nome popular, nome científico e parte da planta utilizada.
( ) Caso a farmácia fracione matérias-primas para uso próprio, deve garantir as mesmas condições de embalagem do produto original.
( ) Os rótulos das matérias-primas fracionadas devem conter identificação que permita a rastreabilidade desde a sua origem.

Alternativas
Comentários
  • Segundo a RDC 67/2007, 7.1.3. As especificações das matérias-primas devem constar de no mínimo:

    a) Nome da matéria-prima, DCB, DCI ou CAS, quando couber;

    b) No caso de matéria-prima vegetal - nome popular, nome científico, parte da planta utilizada;

    c) Nome e código interno de referência, quando houver;

    d) No caso dos insumos farmacêuticos ativos e adjuvantes - referência de monografia da Farmacopéia Brasileira;

    ou de outros compêndios internacionais reconhecidos pela ANVISA, conforme legislação vigente. Na ausência de monografia oficial pode ser utilizada como referência a especificação estabelecida pelo fabricante.

    e) Requisitos quantitativos e qualitativos com os respectivos limites de aceitação;

    f) Orientações sobre amostragem, ensaios de qualidade, metodologias de análise e referência utilizada nos procedimentos de controle.

    g) Condições de armazenamento e precauções.

    h) Periodicidade, quando couber, com que devem ser feitos novos ensaios de cada matéria-prima para confirmação das especificações farmacopéicas.

    logo, a segunda alternativa encontra-se incompleta