SóProvas


ID
3758065
Banca
FGR
Órgão
Prefeitura de Cabeceira Grande - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o trecho a seguir de Carlos Heitor Cony.


"Muitas almas existem, na Terra, solitárias e tristes, chorando um amor que se foi. Colocam meias vermelhas, na expectativa de que alguém as identifique, em meio à multidão, e as leve para a intimidade do próprio coração. São crianças, cujos pais as deixaram, um dia, em braços alheios, enquanto eles mesmos se lançaram à procura de tesouros, nem sempre reais. Lesadas em sua afetividade, vivem cada dia à espera do retorno dos amores, ou de alguém que lhes chegue e as aconchegue. Têm sede de carinho e fome de afeto. Trazem o olhar triste de quem se encontra sozinho e anseia por ternura. São idosos recolhidos a lares e asilos, às dezenas. Ficam sentados em suas cadeiras, tomando sol, as pernas estendidas, aguardando que alguém identifique as meias vermelhas. Aguardam gestos de carinho, atenções pequenas. Marcam no calendário, para não se perderem, a data da próxima visita, do aniversário, da festividade especial. Aguardam".


Com relação à concordância verbal, julgue os itens abaixo como VERDADEIRO (V) ou FALSO (F) e, em seguida, assinale a opção CORRETA.


I. No período “Muitas almas existem, na Terra, solitárias e tristes, chorando um amor que se foi”, o verbo "existem" concorda com o termo „solitárias e tristes‟.

II. No trecho “São crianças, cujos pais as deixaram, um dia, em braços alheios”, o verbo “deixaram” concorda com o termo "cujos pais".

III. Na frase "Têm sede de carinho e fome de afeto", o verbo concorda com o termo "amores".

IV. Na frase "Aguardam gestos de carinho, atenções pequenas", o verbo concorda com o termo "crianças".



A sequência CORRETA é

Alternativas
Comentários
  • Gab (D)

    I.❌  No período “Muitas almas existem, na Terra, solitárias e tristes, chorando um amor que se foi”, o verbo "existem" concorda com o termo „solitárias e tristes‟.

    Muitas almas existem, na Terra, solitárias e tristes

    Solitárias e tristes fazem parte da estrutura de um predicado verbo nominal podendo ser considerados predicativos.

    Retomam ao sujeito --muitas almas.

    II. No trecho “São crianças, cujos pais as deixaram, um dia, em braços alheios”, o verbo “deixaram” concorda com o termo "cujos pais".

    1º Cujo concorda com o termo posterior = pais

    Os pais deixaram algo /alguém----OD------As ( as crianças)

    III.❌  Na frase "Têm sede de carinho e fome de afeto", o verbo concorda com o termo "amores".

    Sujeito desinencial / elíptico / oculto.

    Crianças (...) Têm sede (..)

    IV. Na frase "Aguardam gestos de carinho, atenções pequenas", o verbo concorda com o termo "crianças".

     São idosos recolhidos a lares e asilos (..) Aguardam gestos de carinho

    Bons estudos!

  • Amigo Mateus Oliveira,

    no meu entendimento, os itens I, III e IV fazem concordância com o sujeito do primeiro período "Muitas almas". "Crianças" e "Idosos" funcionam como predicativo do sujeito e não como sujeito. Pode perceber que são características diversas das almas...ora são crianças, ora idosos. Pelo menos esse foi meu entendimento.

    Bons estudos!!!!