SóProvas


ID
3759505
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Betim - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Supremacia branca é uma forma de racismo centrada na crença (e na promoção desta crença) de que os brancos são superiores a pessoas de outras origens étnicas. O termo também é usado para descrever uma mentalidade política que perpetua e mantém a dominação social, política, histórica e ou industrial por pessoas brancas. Na defesa da supremacia branca, é possível incluir:

Alternativas
Comentários
  • Em agosto de 2017, o debate sobre grupos de supremacistas brancos e  reacendeu após uma manifestação, realizada pela extrema-direita dos Estados Unidos, contar com a participação de pessoas vinculadas a esses dois grupos. O protesto organizado pela extrema-direita americana aconteceu na cidade de Charlottesville, Virgínia, e apresentou como lema central a expressão “unir a direita” (Unite the Right, em inglês).

    Ku Klux Klan é uma organização terrorista formada por supremacistas brancos que surgiu nos Estados Unidos depois da Guerra Civil Americana com o intuito de perseguir e promover ataques contra afro-americanos e defensores dos direitos desse grupo. Ficaram conhecidos por suas vestimentas peculiares e por promoverem o espancamento de pessoas. O grupo chegou a possuir quatro milhões de membros na década de 1920 e existe até hoje, mas bastante enfraquecido.

    Era Jim Crow teve início quando foram decretadas leis estaduais para os estados do Sul dos Estados Unidos da América. Essas medidas definiram que as escolas públicas e a maioria dos locais públicos (entre eles, trens e ônibus) apresentassem instalações diferentes para brancos e negros. As leis de Jim Crow vigoraram entre os anos de 1876 e 1965 e foram combatidas por diversos grupos, entre eles a NAACP (National Association for Advancing of Colored People), órgão fundamental para findar a segregação.

  • A alternativa C também está certa. O texto sobre as leis Jim Crow é exatamente igual, porém, a A está mais completa. Mesmo assim, a alternativa C não deixa de estar correta.