SóProvas


ID
3760345
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Sumé - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A fase pré-analítica é de extrema importância para a realização dos exames laboratoriais. Dados da literatura indicam que até 80% dos erros laboratoriais são observados nesta fase, iniciando pelo atendimento do paciente, coleta de amostras até que estas estejam liberadas para as análises, com o objetivo de reduzir a ocorrência de possíveis falhas. (Manual de Exames Laboratoriais. Disponível em: https://prefeitura.pbh.gov.br/sites/default/files/estrutura-de-governo/saude/2018/documentos/Laboratorios/manual_exames_laboratoriais_rede_SUS-BH.pdf/ acesso em 20 de agosto de 2019).

Acerca do exame de rotina diante de caso sob suspeita de febre reumática, o médico da Unidade Básica de Atenção à Saúde deve estar atento, sobretudo, por se tratar de enfermidade que cursa com complicações focais e sistêmicas. Com base nesse aspecto, analise as proposições e coloque V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) Aantiestreptolisina O (AEO) é um anticorpo decorrente da interação bioimunológica entre o organismo e produtos extracelulares do Streptococus beta hemolítico do grupo A.
( ) A Febre reumática aguda (FRA) e glomerulonefrite difusa aguda são as duas complicações não supurativas da infecção do estreptococo β-hemolítico do grupo A.
( ) A antiestreptolisina O (AEO) elevada indica infecção pregressa por estreptococos β-hemolítico, e de forma isolada permite o diagnóstico de febre reumática ou glomerulonefrite difusa aguda (GNDA).
( ) Níveis de Antiestreptolisina O (AEO) podem apresentar variações, com valores normais diferentes em populações distintas.
( ) Determinações seriadas que documentam a elevação de Antiestreptolisina O (AEO) são evidências mais significativas de infecção recente que o resultado de um teste isolado.
( ) Nas infecções estreptocócicas, Antiestreptolisina O (AEO) é detectada em 85% das faringites, 30% das piodermites e 50% das glomerulonefrites difusas aguda (GNDA). Na febre reumática, 80% dos casos apresentam Antiestreptolisina O (AEO) elevada 2 meses após início do quadro, 75% em 2 meses, 35% em 6 meses e 20% em 12 meses.
( ) Falso-positivos podem ocorrer em pacientes com tuberculose, hepatites e esquistossomose.
( ) O Método diagnóstico é Imunoturbidimétrico. O Valor de referência Antiestreptolisina O é menor que 200 UI/mL. Condição: Amostra: soro; Tubo/frasco: coleta em tubo gel; Preparo do paciente: jejum de 8h. Conservação: Armazenamento: até 3 dias: entre 2 e 8°C; após 3 dias e até 3 meses: -20°C.

Indique a alternativa que apresenta a sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses.

Alternativas