Letra A - INCORRETA. O trema, sinal gráfico de dois pontos usado em cima do u para indicar que essa letra, nos grupos que, qui, gue e gui, é pronunciada, será abolido. É simples assim: ele deixa de existir na língua portuguesa. Vale lembrar, porém, que a pronúncia continua a mesma, o acordo prevê que o trema seja mantido em nomes próprios de origem estrangeira, bem como em seus derivados. Exemplos: Bündchen, Müller, mülleriano.
Letra B - INCORRETA. Com o novo acordo ortográfico, deixaram de existir os acentos circunflexos nos hiatos – uma sequência de vogais que pertencem a sílabas diferentes, como por exemplo enjoo (as sílabas da palavra são en/jo/o) – nos seguinte casos: • oo – entoo, perdoo e abençoo.
Letra C - CORRETA. Os dígrafos “ch”, “nh”, “lh”, “gu” e “qu” pertencem a uma única sílaba. Portanto, nada de separá-los, combinado? As letras que formam os dígrafos “rr”, “ss”, “sc”, “sç”, “xs”, e “xc” não podem ficar juntinhas. Sendo assim, separe-as.
Letra D - INCORRETA. forma rizotônica: é a forma verbal que possui a sílaba tônica localizada dentro do radical.
Exemplos: Falam, andem, perguntem. Forma arrizotônica: é a forma verbal que possui a sílaba tônica localizada fora do radical.Exemplos: Cantamos, ganhará.