SóProvas


ID
3762109
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFFS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A abordagem de processo envolve a definição e a gestão sistemáticas de processos e suas interações para alcançar os resultados pretendidos de acordo com a política da qualidade e com o direcionamento estratégico da organização. A gestão dos processos e do sistema como um todo pode ser conseguida usando um método com um foco geral na mentalidade de risco, visando tirar proveito das oportunidades e prevenir resultados indesejáveis. De acordo com a NBR ISO 9001, qual é esse método que pode ser aplicado para todos os processos e para o sistema de gestão da qualidade?

Alternativas
Comentários
  • O ciclo PDCA — também chamado de Ciclo de Deming ou Ciclo de Shewhart — é uma ferramenta de gestão que tem como objetivo promover a melhoria contínua dos processos por meio de um circuito de quatro ações: planejar (plan), fazer (do), checar (check) e agir (act). O intuito é ajudar a entender não só como um problema surge, mas também como deve ser solucionado, focando na causa e não nas consequências. Uma vez identificada a oportunidade de melhoria, é hora de colocar em ação atitudes para promover a mudança necessária e, então, atingir os resultados desejados com mais qualidade e eficiência.

  • Mas.. PDCA não tem "foco" na mentalidade do risco, tem?

    Adendo em 24/02/21: acredito que a Análise SWOT está mais relacionada ao risco, por delimitar Fraquezas Internas (W) e Ameaças Externas (T)

  • não vejo foco na mentalidade de risco no PDCA

  • PDCA (Plan, Do, Check, Act)

    Planejamento

    Nesta primeira fase, todos os processos são mapeados, de modo que os gestores possam identificar potenciais oportunidades ou problemas e suas possíveis causas. Depois disso, são definidas as soluções e estabelecido um plano de ação para promover as melhorias.

    Execução

    Depois do planejamento, chegou a hora da execução do plano de ação. Nesta fase, os gestores colocam em prática tudo o que foi planejado, seguindo um cronograma e corrigindo os pontos falhos nos processos.

    Análise

    A fase de análise começa juntamente com a fase de execução. As ações são colocadas em prática e os gestores começam a avaliar os resultados, para saberem se o planejamento foi ou não um sucesso.

    Ação

    Depois da análise, são feitos os ajustes necessários no plano de ação, para que os problemas sejam corrigidos e as melhorias sejam implantadas. É importante concluir um ciclo para depois iniciar outro, para que um só problema seja tratado de cada vez.

    SGQ = Sistema de Gestão da Qualidade.

    SISTEMA 5S

    1- “Seiri”: Senso de Utilização

    Separar o útil do inútil, eliminando o desnecessário.

    2- “Seiton”: Senso de Arrumação

    Identificar e arrumar tudo, para que qualquer pessoa possa localizar facilmente.

    3- “Seiso”: Senso de Limpeza

    Manter um ambiente sempre limpo, eliminando as causas da sujeira e aprendendo a não sujar.

    4- “Seiketsu”: Senso de Saúde e Higiene

    Manter um ambiente de trabalho sempre favorável à saúde e à higiene.

    5- “Shitsuke”: Senso de Autodisciplina

    Fazer dessas atitudes, ou seja, da metodologia, um hábito, transformando os 5S em um modo de vida.

     

    ANÁLISE SWOT

    Forças (Strengths): São fatores Positivos Internos — Aqueles que se relacionam às capacidades da companhia para cumprir o projeto. Exemplos: disponibilidade de recursos; classificação profissional; nível de autonomia.

    Fraquezas (Weakness): São fatores Negativos Internos — Problemas dentro da empresa que dificultam a execução da obra. Exemplos: Falta de profissionais; nome pouco conhecido no mercado; dificuldades para .

    Oportunidades (Opportunities): São fatores Positivos Externos — Condições que facilitam o planejamento e execução do projeto. Exemplos: parceiros e investidores proativos; clima do local firme e pouco chuvoso; acesso a materiais e ferramentas com facilidade.

    Ameaças (Threats): São fatores Negativos Externos — Limitações que devem ser contornadas para que o plano possa se concretizar. Exemplos: clima do local muito chuvoso; dificuldade de acesso à região da obra; exigências do cliente não previstas.

     

    LEAN SEIS SIGMA (ou Lean Six Sigma)

    É uma poderosa metodologia para melhorar o desempenho através da eliminação do desperdício e das causas de defeitos nos processos administrativos, processos de produção ou processos de manufatura.

    • Questão: "De acordo com a NBR ISO 9001, qual é esse método que pode ser aplicado para todos os processos e para o sistema de gestão da qualidade?"

    -------------------------------------------------------------------------------------

    • NORMA ABNT NBR ISO 9001.2008
    • http://www.ifba.edu.br/professores/antonioclodoaldo/11%20ISO/NORMA%20ABNT%20NBR%20ISO%209001.2008.pdf

    Página 6 e 7:

    Abordagem de processo

    (...)

    Uma vantagem da abordagem de processo é o controle contínuo que ela permite sobre a ligação entre os processos individuais dentro do sistema de processos, bem como sua combinação e interação.

    O modelo de um sistema de gestão da qualidade, baseado em uma abordagem de processos (...) ilustra as ligações dos processos apresentadas nas seções 4 a 8 [seções da norma]. Esta ilustração mostra que os clientes desempenham um papel significativo na definição dos requisito como entradas. (...)

    NOTA Adicionalmente pode ser aplicada [no sistema de gestão da qualidade] a metodologia conhecida como "Plan, Do, Check, Act" (PDCA) para todos os processos.