SóProvas


ID
376414
Banca
FCC
Órgão
TRE-AP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Ulisses foi obrigado a desocupar sua residência porque o Corpo de Bombeiros a requisitou para acessar e apagar um incêndio no imóvel dos fundos que se alastrava com rapidez e tomava enormes proporções, e que poderia queimar o referido imóvel, aniquilar todo o restante do quarteirão, causar a morte de um grupo indeterminado de pessoas e danos à comunidade. Porém, os bombeiros no manuseio das mangueiras de água danificaram todos os móveis e eletrodomésticos que se encontravam no interior do imóvel. Segundo a Constituição Federal, ao Ulisses

Alternativas
Comentários
  • Necessário se ater também que o apresentado pela CF diz respeito apenas à possibilidade de requisição do imóvel pela autoridade competente.

    Cabe observar também que a responsabilidade do Estado pelo dano causado é objetiva, e decorrente do art. mencionado no comentário anterior.
  • Exemplo básico de Requisição Administrativa 
  • Ulterior : adj. Que está, se faz ou acontece depois: fatos ulteriores confirmaram as suspeitas. Que está situado além de, do outro lado de um ponto dado (por opos. a citerior.)

    fonte: http://www.dicio.com.br
  • Vou comentar só porque achei muito engraçado, (sou bombeira)
    Ulisses foi obrigado a desocupar sua residência porque o Corpo de Bombeiros a requisitou para acessar e apagar um incêndio no imóvel dos fundos, Porém, os bombeiros no manuseio das mangueiras de água danificaram todos os móveis e eletrodomésticos que se encontravam no interior do imóvel. Segundo a Constituição Federal, ao Ulisses.

    Eu não sei como foi que essa guarnição conseguiu molhar todos os móveis e eletrodoméstico da casa do Ulisses se estavam apagando o incêndo do imóvel de trás... é brincadeira. Tudo bem que é só uma situação hipotética, mas poxa, poderia ser uma situação pelo menos possível de acontecer.

    Agora a pergunta que não quer calar: Se o bombeiro vai apagar um incêndio que estava acontecendo na tua casa e na ocorrência molha todos os teus móveis em decorrência da tentativa de salvar tua casa, você tem direito a indenização?
  • Gabarito: letra A
  • Janete, parabens pela sua profissão, sem duvidas uma das mais importantes e dignas!
    Mas agora, vamos ao comentário propriamente dito:  em nenhum momento a questão disse que os moveis foram molhados, e sim, DANIFICADOS. Não sou bombeiro mas acredito que na hora da emergência os profissionais entram correndo, podendo esbarrar em moveis e eletrodomesticos, derrubando-os. Tambem deve ser necessário remover os referidos objetos se eles estiverem atrapalhando a passagem, e acredito que não deve ser feito com calma e tranquilidade, devido a gravidade do momento. As mangueiras não são pequenas, e no manuseio podem esbarrar em objetos , arranhando-os e mesmo derrubando-os. 
    A situação é bem pertinente e possivel de acontecer sim.
    GRANDE ABRAÇO!!!
  • Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

    [...]

    XXV - no caso de iminente perigo público, a autoridade competente poderá usar de propriedade particular, assegurada ao proprietário indenização ulterior, se houver dano;

  • GABARITO LETRA A

     

    CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988

     

    ARTIGO 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

     

    XXV - no caso de iminente perigo público, a autoridade competente poderá usar de propriedade particular, assegurada ao proprietário indenização ulterior, se houver dano;