SóProvas


ID
3764245
Banca
IBADE
Órgão
SAAE de Vilhena - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, a alternativa que descreve o conceito de momento vocativo em um documento oficial é:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    Pronomes de tratamento

    Tradicionalmente, o emprego dos pronomes de tratamento adota a segunda pessoa do plural, de maneira indireta, para referenciar atributos da pessoa à qual se dirige. Na redação oficial, é necessário atenção para o uso dos pronomes de tratamento em três momentos distintos: no endereçamento, no vocativo e no corpo do texto. No vocativo, o autor dirige-se ao destinatário no início do documento. No corpo do texto, pode-se empregar os pronomes de tratamento em sua forma abreviada ou por extenso. O endereçamento é o texto utilizado no envelope que contém a correspondência oficial.

    MRPR.

  • Lembrando que pela lógica, VOCATIVO, é chamar. Tá aí um "bizu".

  • GABARITO: LETRA C

    Pronomes de tratamento Tradicionalmente, o emprego dos pronomes de tratamento adota a segunda pessoa do plural, de maneira indireta, para referenciar atributos da pessoa à qual se dirige. Na redação oficial, é necessário atenção para o uso dos pronomes de tratamento em três momentos distintos: no endereçamento, no vocativo e no corpo do texto. No vocativo, o autor dirige-se ao destinatário no início do documento. No corpo do texto, pode-se empregar os pronomes de tratamento em sua forma abreviada ou por extenso. O endereçamento é o texto utilizado no envelope que contém a correspondência oficial.

    Vocativo:

    O vocativo é uma invocação ao destinatário. Nas comunicações oficiais, o vocativo será sempre seguido de vírgula. Em comunicações dirigidas aos Chefes de Poder, utiliza-se a expressão Excelentíssimo Senhor ou Excelentíssima Senhora e o cargo respectivo, seguidos de vírgula.

    As demais autoridades, mesmo aquelas tratadas por Vossa Excelência, receberão o vocativo Senhor ou Senhora seguido do cargo respectivo.

    Na hipótese de comunicação com particular, pode-se utilizar o vocativo Senhor ou Senhora e a forma utilizada pela instituição para referir-se ao interlocutor: beneficiário, usuário, contribuinte, eleitor etc

    FONTE:  MANUAL DE REDAÇÃO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA 3ª EDIÇÃO.  

  • Ué! Mas e a letra D??

    Vocativo não é para se comunicar/chamar diretamente com as pessoas???

  • @Ton Guesper Em se tratando de Comunicação Oficial,O Vocativo é empregado no início do Documento,não se trata simplesmente de "se comunicar com pessoa física"

  • Esta é uma questão que exige do candidato conhecimento referente ao momento do vocativo nas comunicações oficiais.

    a) O vocativo é um chamamento ou interpelação. O texto que é utilizado no envelope é denominado endereçamento. Então, identificamos que esta alternativa está incorreta.
    b) Este item se refere ao emprego dos pronomes de tratamento no corpo do texto. É nessa parte do documento que tais pronomes podem ser usados de forma abreviada ou por extenso. Assim, esta alternativa está incorreta.
    c) De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, o vocativo é empregado para que o autor possa se dirigir ao destinatário no início do documento. Sendo assim, esta é a alternativa correta.
    d) Na redação oficial não há distinção entre pessoa física ou jurídica. O manual de redação trata sobre o emprego do vocativo para funcionários públicos (Chefes de Poder, demais autoridades etc.) e particulares. Ou seja, de imediato já podemos identificar que esta alternativa é incorreta.
    e) Conforme já exposto na letra A, o endereçamento é o texto que deve ser utilizado no envelope que contém a correspondência oficial. Nesse sentido, esta alternativa também está incorreta.


    Gabarito do Professor: Letra C.

  • (...) que descreve o conceito de momento vocativo (...)

    Fui até o manual e não encontrei nenhuma definição de "momento vocativo". Acho que esses examinadores precisariam prestar concurso pra ser examinador de banca. Tá ficando cada dia mais difícil.

  • QUESTÃO UM POUCO VAGA DE INFORMAÇÃO