SóProvas


ID
3764701
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Betim - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O tipo de atividade da biblioteca que faz com que seus conteúdos sejam mais apropriados e facilmente disponíveis, independentemente do seu tempo de vida, através de esforços para estender os documentos e transferir seus conteúdos de um formato ou matriz para outro, é a

Alternativas
Comentários
  • --Preservação: é uma consciência, mentalidade, política (individual ou coletiva, particular ou institucional) com o objetivo de proteger e salvaguardar o patrimônio. Resguardar o bem cultural, prevenindo possíveis malefícios e proporcionando a este, condições adequadas de “saúde”. É o controle ambiental, composto por técnicas preventivas que envolvam o manuseio, acondicionamento, transporte e exposição.

    --Conservação: É o conjunto de ações realizadas na própria estrutura física do bem cultural, com a finalidade de tratamento, impedindo, retardando ou inibindo a ação nefasta ocasionada pela ausência de uma preservação. É composta por tratamentos curativos, mecânicos e/ou químicos, tais como: higienização ou desinfestação de insetos ou microrganismos, seguidos ou não de pequenos reparos.

    --Restauração: É um tratamento bem mais complexo e profundo, constituído de intervenções diretas no material, sejam elas mecânicas e químicas, estruturais e/ou estéticas, com a finalidade de revitalizar um bem cultural, resgatando seus valores históricos e artísticos. Na restauração, são respeitadas ao máximo a integridade e as características históricas, estéticas e formais do bem cultural e o tratamento deve ser feito por especialistas. 

    Explicação retirada do curso de Biblioteconomia estratégia concursos Professora Ana Patrícia.

  • Acrescentando...

    Segundo Hazen (2001, p. 08) a preservação pode ser entendida como o agrupamento de três tipos principais de atividade. O primeiro tipo concentra-se nos ambientes e nas maneiras de torná-los mais apropriados a seus conteúdos, levando em consideração: climatização, mobiliário, instalações e limpeza. O segundo incorpora esforços para estender a vida física de documentos através de métodos como desacidificação, restauração e encadernação. O terceiro tipo envolve a transferência de conteúdo intelectual ou informativo de um formato ou matriz para outro, como a microfilmagem e a digitalização, por exemplo.

    Gab. C

    HAZEN, D. Desenvolvimento, gerenciamento e preservação de coleções. In: Planejamento de preservação e gerenciamento de programas. 2. ed. Rio de Janeiro: Projeto Conservação Preventiva em Bibliotecas e Arquivos: Arquivo Nacional, 2001. Disponível em: http://arqsp.org.br/wp-content/uploads/2017/08/33_36.pdf