SóProvas


ID
3764983
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Betim - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Quanto ao estilo formal de relatório, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A ideia de um relatório é transmitir, de forma impessoal, a informação, não devendo ser utilizada nenhuma forma de pronome pessoal.

  • Gabarito A

    Relatório (APRESENTA RESULTADOS): faz a narração ou descrição, ordenada do que observou.

    o  Apresenta três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão.      

    o  Pode ser de vários tipos, espécies e formas.

    o  Pode ser acompanhada de gráficos, mapas, tabelas ou ilustrações.

    o  É um dos tipos mais comuns de REDAÇÃO TÉCNICA e se enquadra em todos os ramos da correspondência.

  • Alguém sabe de onde a banca tirou isso?

  • O pronome pessoal "Ele(a)" ou "Eles(as)" não poderia ser utilizado?

  • nem me atrevo a fazer concurso dessa banca ...um lixo de organizadora

  • Esta é uma questão que exige do candidato conhecimento acerca do estilo formal de relatório.


    a) O relatório é a exposição escrita dos fatos observados mediante pesquisas ou experiências quanto à questão visada, com explicações detalhadas que comprovam aquilo que é exposto. Assim, além de ser um texto predominantemente descritivo, ele deve ser elaborado com base nas características determinadas pelo manual de redação. Nesse sentido, é preciso que atender, entre outros atributos da redação oficial, ao da impessoalidade. Dessa forma, não deve ser empregado no relatório pronomes pessoais e, portanto, esta alternativa está correta.

    b) Com base no atributo da clareza, verificamos que o manual de redação não admite que um texto seja redigido de forma obscura, que dificulte ou impossibilite sua compreensão. Dessa forma, a linguagem técnica deve ser empregada apenas em situações que a exijam, sendo importante evitar o seu uso indiscriminado. Nesse sentido, inferimos que o redator deve ter como objetivo ser o mais claro possível, não impressionar o leitor. Portanto, esta alternativa está incorreta.

    c) O estilo formal corresponde ao padrão culto do idioma, que, conforme explica o manual de redação, não significa empregar a língua de modo rebuscado, mas de forma que todos os cidadãos entendam, uma vez que ele está acima das diferenças lexicais, morfológicas ou sintáticas, regionais; dos modismos vocabulares e das particularidades linguísticas. Sendo assim, inferimos que tal estilo está preocupado unicamente com o aspecto comunicativo e, portanto, esta alternativa está incorreta.

    d) O uso de abreviaturas, no estilo formal de relatórios, deve ser evitado para que não haja dificuldades no entendimento por parte daqueles que irão ler o documento. Dessa forma, constatamos que esta alternativa também está incorreta.

    e) Sendo o relatório uma exposição escrita dos fatos observados mediante pesquisas ou experiências quanto à questão visada, deve ser redigido em 3ª pessoa, não em 1ª pessoa, conforme afirmação apresentada nesta alternativa. Sendo assim, verificamos que ela é incorreta.




    Gabarito do Professor: Letra A.



  • Gente, alguém pode me indicar uma fonte segura pra estudar as coisas que essa "Banca" utiliza?

  • se não utiliza pronomes pessoais como pode ser escrito em primeira pessoa que é um pronome pessoal do caso reto? estou equivocado?
  • Um relatório formal como em outros documentos dentro da administração pública, deve ser: IMPESSOAL, OBJETIVO, CLARO, CONCISO.

  • GABARITO A

    Errei. Depende da visão da Banca Organizadora, pq a CESPE já defende o conceito de impessoalidade de outra forma. Para a CESPE, a impessoalidade não está relacionada ao emprego da pessoa gramatical, mas sim à ausência de impressões individuais em termos de conteúdo. Portanto, o emprego da 1ª pessoa do singular não fere o atributo da impessoalidade.

  • A questão considera como sendo a correta a letra A - No relatório formal, há a ausência de pronomes pessoais. - tendo em vista que o correto é usar Pronomes de Tratamento no lugar daqueles.