a) Os jacobinos defendiam os princípios absolutistas e apoiavam o mercantilismo monopolista. O controlador de finanças de Luís XVI, Jean-Baptiste Colbert, figurou entre seus líderes.
Os jacobinos defendiam que o Estado deveria assegurar a todos os cidadãos os bens necessários à sua sobrevivência, mesmo que para isso se desrespeitasse a propriedade privada. (TELÁRIS - HISTÓRIA)
b) Os jacobinos, identificados com os anseios dos sans-culottes e camponeses empobrecidos, protagonizaram atos de radicalismo e violência em uma fase da revolução conhecida como “Terror”.
Jacobinos ou montanheses: representavam os sans-culottes e a pequena burguesia. Defendiam a república e tinham posições políticas, econômicas e sociais mais radicais, quando comparados aos outros grupos. (TELÁRIS - HISTÓRIA)
c) Os revolucionários jacobinos descendiam da dinastia dos Bourbon e, portanto, visavam à derrubada dos defensores dos interesses de camponeses, operários e escravos nas colônias francesas.
Jacobinos ou montanheses: representavam os sans-culottes e a pequena burguesia. (TELÁRIS - HISTÓRIA)
d) Sem posição política muito bem definida, ou clara, os jacobinos agiam de acordo com as conveniências econômicas e as tendências hegemônicas atuantes no Diretório.
Os jacobinos eram conhecidos por serem os mais radicais da Revolução Francesa.
Planície ou pântano: grupo composto de membros da alta burguesia, oscilava entre a moderação e o radicalismo. (TELÁRIS - HISTÓRIA)