SóProvas


ID
3766600
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São José do Rio Preto - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Em verdade, todos nós, cidadãos brasileiros, tendo em vista o que observamos no nosso dia a dia, deveríamos ter consciência do problema da poluição.

A frase acima fica reescrita com correção e sem prejuízo de sentido em:

Alternativas
Comentários
  •  Gabarito: A

     a) Todos nós, brasileiros, observando o que acontece no nosso cotidiano, deveríamos estar cientes do problema da poluição → CORRETO.
     b) Se somos brasileiros, devem-se observar esse problema da poluição já nos nossos afazeres cotidianos → INCORRETO. Temos uma voz passiva sintética com sujeito paciente no singular, o correto é deixar o verbo no singular (=deve-se). Para ter certeza colocamos na voz passiva analítica: Esse problema deve ser observado.
     c) Não é apenas as vezes que vemos as consequencias da poluição no nosso dia a dia; é sempre, e por isso todos deveríamos ter consciência disso → INCORRETO. O correto é "às vezes" (=locução adverbial de tempo com base feminina, crase obrigatória); o correto é "consequências" (=paroxítona terminada em ditongo crescente seguido de -s).
     d) Na verdade, todos nós enchergamos a poluição no nosso cotidiano, mas, infelizmente, não agimos de forma séria de relação a ela → INCORRETO. O correto é "enxergamos" com -x.
     e) Nós brasileiros, na verdade, não somos cegos; obiviamente, então, teriamos que observar a poluição ao nosso redor e evitar-la → INCORRETO. O correto é "obviamente" (=com -b mudo); teríamos (=proparoxítona); evitá-la (=em verbos terminados em Rou Z, retira-se a última letra do verbo e emprega-se os pronomes oblíquos LOLALOS ou LAS).

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • A) Todos nós, brasileiros, observando o que acontece no nosso cotidiano, deveríamos estar cientes do problema da poluição.

    B) Se somos brasileiros, devem-se observar esse problema da poluição já nos nossos afazeres cotidianos. Deve-se observar esse problema. Esse problema é o sujeito. Logo, o verbo deve concordar com ele.

    C) Não é apenas as vezes que vemos as consequencias (consequências) da poluição no nosso dia a dia; é sempre, e por isso todos deveríamos ter consciência disso.

    D) Na verdade, todos nós enchergamos (enxergamos) a poluição no nosso cotidiano, mas, infelizmente, não agimos de forma séria de (em) relação a ela.

    E) Nós brasileiros, na verdade, não somos cegos; obiviamente, (obviamente) então, teriamos (teríamos) que observar a poluição ao nosso redor e evitar-la (evitá-la).

  • Esta questão requer que o candidato saiba como reescrever um texto sem que ocorram prejuízos em termos de sentido e de correção gramatical. A leitura é uma aliada importante de todos os concurseiros, pois, por meio dela, é possível aumentar o repertório. Não apenas o de conhecimentos, mas, também o lexical. Dito isto, é hora de responder à questão.

     

    O enunciado pede que a frase abaixo seja reescrita sem que haja nenhuma perda em termos de sentido e, tampouco, em termos de correção gramatical.

     

    Em verdade, todos nós, cidadãos brasileiros, tendo em vista o que observamos no nosso dia a dia, deveríamos ter consciência do problema da poluição.

     

    Entre as alternativas temos:

     

    A) Todos nós (plural), brasileiros, observando (plural) o que acontece no nosso (plural) cotidiano, deveríamos (plural) estar cientes (plural) do problema da poluição. Correta. Aqui não há nenhum prejuízo em termos de sentido e a frase está adequada do ponto de vista gramatical (concordância). O sujeito está no plural e os demais termos - os que foram sublinhados - também estão.

     

    B) Se somos brasileiros (plural), devem-se observar (singular) esse problema da poluição já nos nossos afazeres cotidianos. Incorreta. Observem os termos da oração que foram sublinhados: o sujeito está no plural e o verbo observar está no singular. Para que houvesse a correta concordância a forma devem-se deveria estar no singular.

     

    C) Não é apenas as (crase obrigatória) vezes que vemos as consequências (aqui deveria ter sido inserido um acento circunflexo) da poluição no nosso dia a dia; é sempre, e por isso todos deveríamos ter consciência dissoIncorreta. Aqui o prejuízo gramatical diz respeito ao uso da crase e às regras de acentuação. A crase é obrigatória na locução às vezes e a palavra consequências é acentuada.

     

    D) Na verdade, todos nós enxergamos (erro ortográfico) a poluição no nosso cotidiano, mas, infelizmente, não agimos de forma séria de relação a ela. Incorreta. A palavra enxergamos é escrita com X e não com CH.

     

    E) Nós brasileiros, na verdade, não somos cegos; obviamente (erro ortográfico), então, teriamos (erro de acentuação) que observar a poluição ao nosso redor e evitar-la. (erro ortográfico e erro de acentuação). Incorreta. Aqui os erros acontecem em praticamente toda a frase: de ortografia em obviamente; de acentuação em teríamos e erro duplo em evitá-la.

     

    Gabarito do Professor: Letra A.