"O sistema de Tratamento de Efluente, tipo Lodo Ativado por Batelada que estamos propondo, incorpora todas as unidades, processo e operações normalmente associados ao tratamento convencional de Lodos Ativados, ou sejam, oxidação biológica e decantação, em um único tanque.
Num único tanque, esses processos e operações passam a ser simplesmente seqüência no tempo, e não unidades separadas como ocorre nos processos convencionais de fluxo contínuo. O processo de lodos ativados em batelada é dimensionado para a modalidade de aeração prolongada, que com tempos de aeração consideravelmente maiores, consegue-se o lodo já estabilizado no tanque de aeração e diminui o excesso de lodo a ser eliminado.
O processo de Batelada consiste de um reator onde ocorrem todas as etapas do tratamento. Isto é conseguido através do estabelecimento de ciclos de operação com durações definidas. A massa biológica permanece no reator durante todos os ciclos, eliminando dessa forma a necessidade de decantadores individuais. Os ciclos normais de tratamento são:
– Enchimento : entrada de esgoto bruto no reator
– Reação : aeração/mistura da massa líquida contida no reator
– Sedimentação : separação dos sólidos em suspensão do esgoto tratado
– Esvaziamento : retirada do esgoto do reator
– Repouso : ajuste de ciclos e remoção do lodo excedente"
Fonte: https://www.tratamentodeagua.com.br/artigo/lodo-ativado-por-batelada/
Gabarito C