SóProvas


ID
3770017
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São José do Rio Preto - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

É amplamente reconhecido o subfinanciamento do SUS. A aprovação da Emenda Constitucional no 86/2015 agravou ainda mais o quadro do subfinanciamento, pois excluiu, dos recursos que financiavam o sistema,

Alternativas
Comentários
  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre legislações do Sistema Único de Saúde (SUS), especialmente a Emenda Constitucional nº 86/2015, que altera os Arts. 165, 166 e 198 da Constituição Federal, e assim agravou ainda mais o quadro do subfinanciamento, pois excluiu, dos recursos através do:

    Art. 3º As despesas com ações e serviços públicos de saúde custeados com a parcela da União oriunda da participação no resultado ou da compensação financeira pela exploração de petróleo e gás natural, de que trata o § 1º do art. 20 da Constituição Federal, serão computadas para fins de cumprimento do disposto no inciso I do § 2º do art. 198 da Constituição Federal.

    A) Correto. Os recursos referentes ao Pré-Sal, que deixaram de ser um excedente para a saúde. 

    B) Incorreto. É autorizado o uso de emendas parlamentares no Orçamento para as despesas com ações e serviços públicos de saúde. 

    C) Incorreto. A novo regime fiscal com congelamento das despesas primárias por 20 anos foi instituído pela PEC 241/2016, a partir de 2017.

    D) Incorreto. É vedado o uso de capital estrangeiro para financiamento da saúde do Brasil.

    E) Incorreto. A Desvinculação de Receitas da União (DRU) é um mecanismo que permite ao governo federal usar livremente 20% de todos os tributos federais vinculados por lei a fundos ou despesas.  

    Resposta do Professor: A.


  • GAB A - Foi sancionada sem vetos a lei () que define como será o rateio dos recursos do leilão de petróleo do pré-sal (...). Os estados terão que usar o dinheiro para pagar despesas previdenciárias. Já os municípios poderão escolher entre despesas previdenciárias e investimentos. Fonte: Agência Câmara de Notícias