SóProvas


ID
3770140
Banca
FUNRIO
Órgão
Câmara de São João de Meriti - RJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Observe as características a seguir, relacionadas a certa teoria da administração:


Surgiu em torno dos anos 1950.

Tinha como principal objetivo inter-relacionar a organização com seu ambiente e com outras organizações.

O conceito de re-engenharia está a ela associado.


Tais características melhor estão associadas à teoria:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    A Teoria Estruturalista surgiu por volta da década de 50, como um desdobramento de autores voltados a Teoria da Burocracia que tentaram conciliar as teses propostas pela Teoria Clássica e pela Teoria das Relações Humanas. Os autores estruturalistas procuram inter-relacionar as organizações com o seu ambiente externo, que é a sociedade maior, ou seja, a sociedade de organizações, caracterizada pela interdependência entre as organizações.

    Segundo Ferreira, Pereira e Reis (2002), reengenharia é uma reestruturação radical da empresa por meio de um conjunto de processos que tem como finalidade o rápido ajuste às condições do mercado. A reengenharia é realizada de uma só vez, apresenta resultados em longo prazo e é um processo de alto risco.

    Segundo Abreu (1994, apud Ferreira, Pereira e Reis, 2002), a reengenharia apresenta quatro fases:

    1. Estratégia: É a fase em que ocorre a elaboração do planejamento estratégico.

    2. Ativação: É a fase em que há a ênfase nos ganhos de desempenho.

    3. Melhoria: É a fase em que há a agregação de novos valores.

    4. Redefinição: Neste último, há a criação de novas unidades de negócios.

    WIKIPÉDIA.

  • Relaciona-se à Teoria Estruturalista:

    -A análise organizacional é realizada pela abordagem múltipla e globalizante, através da avaliação intraorganizacional (fenômenos/ambientes internos) e interorganizacional (fenômenos/ambientes externos).

    -Afirma que vivemos em uma sociedade de organizações caracterizada pela interdependência entre elas. Surge pela necessidade de visualizar “a organização como uma unidade social complexa na qual interagem grupos sociais”.

    -Revela o homem organizacional como aquele que desempenha papéis simultâneos em diversas organizações. Tem como características a flexibilidade, tolerância, capacidade de adiar as recompensas, permanente desejo de realização tanto material como social.

    A Teoria Estruturalista baseia-se no conceito de estrutura, que é um todo composto por partes que se inter-relacionam. Portanto, o todo é maior do que a simples soma das partes. O que significa que os sistemas organizacionais não são a mera justaposição das partes.