SóProvas


ID
3770683
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São José do Rio Preto - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um Agente Comunitário de Saúde notou que um idoso apresentava sintomas de depressão, ainda que não tivesse nenhuma doença, transmissível ou não transmissível, aparentava estar em boas condições de higiene, morava com a família e tomava as vacinas recomendadas. O referido Agente orientou que o idoso fosse encaminhado à Unidade Básica de Saúde. A atitude do Agente Comunitário de Saúde

Alternativas
Comentários
  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre saúde do idoso e o papel do agente comunitário de saúde.

    A depressão é uma doença muito comum em idosos. Ao realizar uma visita domiciliar, é imprescindível que  o agente comunitário de saúde observe sinais e queixas como: dores pelo corpo, falta de apetite, insônia, perda de energia para realizar as tarefas do dia-dia e, especialmente, a tendência ao isolamento e a apatia.
    Ao observar esses sinais no idoso, o Agente Comunitário de Saúde deve encaminhá-lo à Unidade Básica de Saúde para uma avaliação, visto que seu papel é prevenção e promoção da saúde. E promover a saúde envolve bem-estar físico, mental e social (Letra B).
    A) Incorreto. O encaminhamento não é imprópria. E ferir a diretriz de autonomia dos indivíduos seria se ele forçasse o idoso a ir a unidade contra a vontade dele, o que não ocorreu.


    B) Correto.


    C) Incorreto, pois o ACS não foi invasivo quanto à privacidade do idoso.  Ele simplesmente o encaminhou para uma avaliação.

    D) Incorreto, é adequada se o Agente tem indícios de sinais e sintomas. O diagnóstico é definido pelo médico. 


    E) Incorreto. É adequada. Não é necessário que o idoso peça ajuda. Normalmente a pessoa que esta doente não consegue identificar os sinais e sintomas. 

    Resposta do Professor: B.

  • Letra B: Pois o conceito de Saúde segundo a OMS, é o bem estar completo Biopsicosociocultural do ser ser humano.

    meta concursos