SóProvas


ID
3771787
Banca
Quadrix
Órgão
CRN - 9
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

A respeito da Administração Pública e dos servidores públicos segundo a Constituição Federal de 1988, jugue o item.


A administração pública direta obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, sendo facultativa a obediência a esses princípios pela administração pública indireta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito : Errado

     

    O famoso LIMPE do artigo 37 da CF ainda cai em provas.

     

    Constituição Federal

     

    Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:    

  • 1) Enunciado da questão

    Exige-se conhecimento acerca dos princípios constitucionais elencados no art. 37, caput, da Constituição Federal que regem a Administração Pública.

    2) Base constitucional (Constituição Federal de 1988)

    Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte: (Redação dada pela EC nº 19/98)

    3) Dicas adicionais

    Para melhor entendimento da matéria, faz-se importante conhecer o significado de cada um dos cinco princípios constitucionais acima elencados, vejamos:

    a. Legalidade: para a Administração Pública significa que o agente público só pode fazer o que a lei determinar ou permitir;

    b. Impessoalidade: impõe um tratamento igualitário às pessoas, respeito à finalidade e a ideia de que os atos dos agentes públicos devem ser imputados à Administração Pública e não à pessoa do agente;

    c. Moralidade: impõe o dever de agir conforme os padrões éticos, dever de honestidade, probidade;

    d. Publicidade: impõe ampla divulgação dos atos oficiais, para conhecimento público e início dos efeitos externos; e

    e. Eficiência: determina que a Administração atenda satisfatoriamente às necessidades dos administrados, prezando pela qualidade dos seus atos e evitando gastos desnecessários.

    4) Exame da questão posta

    Consoante o art. 37, caput, da CF/88, acima exposto, “a administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência".

    Portanto, não é facultativa, mas sim obrigatória, a observância dos aludidos princípios pela administração pública direta e indireta de qualquer dos poderes.

    Resposta: ERRADO. Nos termos da Constituição Federal, A administração pública direta e indireta obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

  • Ora! Se a administração pública direta que é um ente federativo centralizado tem de obedecer, imagine a administração pública Indireta que é uma entidade administrativa descentralizada.

    GAB: ERRADO!