SóProvas


ID
3771796
Banca
Quadrix
Órgão
CRN - 9
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

A respeito da Administração Pública e dos servidores públicos segundo a Constituição Federal de 1988, jugue o item.


O Regime Próprio de Previdência do Serviços Públicos será aplicado ao servidor ocupante, exclusivamente, de cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito : Errado

     

    Constituição Federal

     

    Art. 40

     

    § 13. Aplica-se ao agente público ocupante, exclusivamente, de cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração, de outro cargo temporário, inclusive mandato eletivo, ou de emprego público, o Regime Geral de Previdência Social.

  • 1) Enunciado da questão

    Exige-se conhecimento acerca dos servidores públicos na Constituição Federal, mais especificamente sobre o regime de previdência dos ocupantes de cargo em comissão.

    2) Base Constitucional (Constituição Federal de 1988)

    Art. 40. O regime próprio de previdência social dos servidores titulares de cargos efetivos terá caráter contributivo e solidário, mediante contribuição do respectivo ente federativo, de servidores ativos, de aposentados e de pensionistas, observados critérios que preservem o equilíbrio financeiro e atuarial. (Redação dada pela EC nº 103/2019)

    § 13. Aplica-se ao agente público ocupante, exclusivamente, de cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração, de outro cargo temporário, inclusive mandato eletivo, ou de emprego público, o Regime Geral de Previdência Social. (Redação dada pela EC nº 103/2019)

    3) Exame da questão posta

    No caso em tela, trata-se de servidor público ocupante, exclusivamente, de cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração. Assim, à luz do art. 40, §3º, da Constituição Federal, acima transcrito, será aplicado o Regime Geral de Previdência Social.

    Ressalte-se, outrossim, que, nos termos do art. 40, caput, da Lei Maior, aplica-se o Regime Próprio de Previdência Social apenas para os servidores titulares de cargos efetivos.

    Resposta: ERRADO. De acordo com o que estabelece a Constituição Federal, ao servidor ocupante, exclusivamente, de cargo em comissão, será aplicado o Regime Geral da Previdência Social.

  • Art. 40. O regime próprio de previdência social dos servidores titulares de cargos efetivos terá caráter contributivo e solidário, mediante contribuição do respectivo ente federativo, de servidores ativos, de aposentados e de pensionistas, observados critérios que preservem o equilíbrio financeiro e atuarial.

  • Gabarito: ERRADO!

    Aplica-se ao agente público ocupante;

    - De cargo em comissão

    - De outro cargo temporário

    - De mandato eletivo

    - De emprego público.

  •  Regime Geral de Previdência Social.

    -cargo comissão,temporario,

    -mandato eletivo

    -emprego publico

    Regime Propio de Previdência Social

    cargo efetivo

  • Gabarito:"Errado"

    RPPS - servidor efetivo.

    RGPS - servidor em cargo comissionado.

    CF, Art. 40, § 13. Aplica-se ao agente público ocupante, exclusivamente, de cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração, de outro cargo temporário, inclusive mandato eletivo, ou de emprego público, o Regime Geral de Previdência Social.

  • Exclusivamente em cargo comissionado- Regime Geral

  • Emenda constitucional 103 de 2019