SóProvas


ID
3771847
Banca
Quadrix
Órgão
CRN - 9
Ano
2019
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A respeito do cuidado nutricional nas doenças do trato gastrointestinal, nas doenças cardiovasculares, nas doenças pulmonares e na doença renal, julgue o item.


A doença renal crônica (DRC) consiste em lesão renal e perda progressiva de todas as funções do rim: glomerular; tubular; e endócrina, independentemente do fator etiológico. Conforme o Projeto Diretrizes sobre Terapia Nutricional para Pacientes na Fase Não Dialítica da Doença Renal Crônica, da Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral e da Associação Brasileira de Nutrologia, a absorção intestinal de cálcio diminui com a progressão da DRC e pode ser necessária a suplementação do mineral, assim como da vitamina D ativa.

Alternativas
Comentários
  • Pelo fato de a absorção intestinal de cálcio diminuir com a progressão da DRC, pode ser necessária a suplementação do mineral, assim como da vitamina D ativa. Porém, as quantidades recomendadas são baseadas mais em consensos do que em estudos controlados. Também, os níveis elevados de fósforo estão ligados à progressão da DRC e ao desenvolvimento do hiperparatireoidismo secundário. Quando ocorre elevação dos níveis séricos de fósforo, existe indicação do controle do mineral na dieta.

    Na fase não-dialítica da DRC, é recomendada restrição de sódio e de fósforo na dieta. A necessidade de restrição de potássio depende da função renal, e é determinada pelos níveis séricos do eletrólito. O cálcio pode necessitar de suplementação, mas depende dos níveis séricos do mineral, do fósforo e do hormônio da paratireoide (PTH).

    https://diretrizes.amb.org.br/_BibliotecaAntiga/terapia_nutricional_para_pacientes_na_fase_nao_dialitica_da_doenca_renal_cronica.pdf